Leitores e empréstimos de livros aumentam na Biblioteca Municipal

Categorias Educação, Notícias em

Mais ararenses estão frequentando a Biblioteca Municipal Martinico Prado e levando livros para ler em casa. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura nesta sexta-feira (10), o local registrou aumento no número  de leitores cadastrados e também de empréstimos de obras em 2019.

De acordo com os dados, que comparam o último ano com 2018, os índices subiram 14,59% com relação ao total de cadastros de novos usuários (2019 – 526 leitores/ 2018 – 459 leitores) e 16,89% no que diz respeito a empréstimos de livros (2019 – 9.740 empréstimos/ 2018 – 8.332 empréstimos).

Queen

“Esses aumentos são muito significativos. Os dados apontam que as ações realizadas na Biblioteca estão produzindo resultados positivos. No último ano, criamos mecanismo de divulgação do nosso acervo e das atividades desenvolvidas, ferramentas que contribuíram com esses crescimentos. Quase 10 mil empréstimos em um ano é um número muito importante. Comparando com 2017, o crescimento foi de mais de 51%”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, com a utilização das plataformas digitais da Prefeitura (Site, Facebook e Instagram) para divulgação de novos livros e outras iniciativas, a população ficou mais próxima da instituição e das novidades disponíveis no local. “Com o apoio das mídias sociais, o pessoal passou a ser mais íntimo do espaço e, por consequência, ficou mais ligado ações da Biblioteca”, acrescentou o secretário.

1º catálogo de novos livros de 2020

Com 103 novos livros, o 1º catálogo de 2020 traz títulos de vários temas, como literatura infantojuvenil, literatura nacional e estrangeira, desenvolvimento pessoal (autoajuda), História, Filosofia, HQs e livros em inglês. (Clique aqui e acesse o catálogo do mês de janeiro).

Entre os destaques estão os exemplares de “As moscas azuis” de Carmen Posadsa; “Loney” de Andrew Michael Hurley; “Sete desafios para ser rei” de Jan Terlouw; “Casagrande e seus demônios”, a biografia do ex-jogador Walter Casagrande; “Laranja mecânica” de Anthony Burgess; “A teia de aranha” de Agatha Christie; “O caranguejo das pinças de ouro” de Hergé, autor do famoso personagem Tintim; os infantis “Bia, a dorminhoca” e “Obrigado”; o romance espírita “Bastou um olhar” de Wilson Frungilo Jr.; o relato “Como a Starbucks salvou minha vida” de Michael Gates Gill; e “O mundo como vontade e como representação” de Arthur Schopenhauer.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil livros. A unidade está localizada na Praça Dr. Narciso Gomes, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534.

 

Você pode ler também!

Cantor limeirense Glaucio Lopes morre afogado em Paraty (RJ)

O cantor limeirense Glaucio Lopes, de 28 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (24) na cidade

Read More...

PAT de Araras divulga novas vagas de trabalho para o dia 24/02/2020

5335430 AUXILIAR MECÂNICO 5335441 ESTAGIÁRIO ENGENHARIA CIVIL 5333950 ATENDENTE BALCONISTA 5333865 AUXILIAR DE PRODUçãO 5333830 PROMOTORA

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 24, 25 e 26/02/2020

Segunda-feira (24/02) e Terça-feira (25/02) As condições de instabilidade voltam a ser intensificadas no estado de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu