Leitores e empréstimos de livros aumentam na Biblioteca Municipal

Categoria Educação, Notícias Publicado em

Mais ararenses estão frequentando a Biblioteca Municipal Martinico Prado e levando livros para ler em casa. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura nesta sexta-feira (10), o local registrou aumento no número  de leitores cadastrados e também de empréstimos de obras em 2019.

De acordo com os dados, que comparam o último ano com 2018, os índices subiram 14,59% com relação ao total de cadastros de novos usuários (2019 – 526 leitores/ 2018 – 459 leitores) e 16,89% no que diz respeito a empréstimos de livros (2019 – 9.740 empréstimos/ 2018 – 8.332 empréstimos).

“Esses aumentos são muito significativos. Os dados apontam que as ações realizadas na Biblioteca estão produzindo resultados positivos. No último ano, criamos mecanismo de divulgação do nosso acervo e das atividades desenvolvidas, ferramentas que contribuíram com esses crescimentos. Quase 10 mil empréstimos em um ano é um número muito importante. Comparando com 2017, o crescimento foi de mais de 51%”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, com a utilização das plataformas digitais da Prefeitura (Site, Facebook e Instagram) para divulgação de novos livros e outras iniciativas, a população ficou mais próxima da instituição e das novidades disponíveis no local. “Com o apoio das mídias sociais, o pessoal passou a ser mais íntimo do espaço e, por consequência, ficou mais ligado ações da Biblioteca”, acrescentou o secretário.

1º catálogo de novos livros de 2020

Com 103 novos livros, o 1º catálogo de 2020 traz títulos de vários temas, como literatura infantojuvenil, literatura nacional e estrangeira, desenvolvimento pessoal (autoajuda), História, Filosofia, HQs e livros em inglês. (Clique aqui e acesse o catálogo do mês de janeiro).

Entre os destaques estão os exemplares de “As moscas azuis” de Carmen Posadsa; “Loney” de Andrew Michael Hurley; “Sete desafios para ser rei” de Jan Terlouw; “Casagrande e seus demônios”, a biografia do ex-jogador Walter Casagrande; “Laranja mecânica” de Anthony Burgess; “A teia de aranha” de Agatha Christie; “O caranguejo das pinças de ouro” de Hergé, autor do famoso personagem Tintim; os infantis “Bia, a dorminhoca” e “Obrigado”; o romance espírita “Bastou um olhar” de Wilson Frungilo Jr.; o relato “Como a Starbucks salvou minha vida” de Michael Gates Gill; e “O mundo como vontade e como representação” de Arthur Schopenhauer.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil livros. A unidade está localizada na Praça Dr. Narciso Gomes, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534.

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu