Livro de antologia criado na Flap 2019 será lançado no Teatro Estadual

Categoria Educação Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras e a editora Hope lançarão o livro de antologia dos 24 vencedores da Maratona Literária que aconteceu durante a 1ª edição da Flap (Festa Literária de Araras na Praça), organizada pela Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia será no dia 27, às 19h, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo.

A competição, realizada em outubro de 2019, homenageou a professora Nadyr Rodini Vanzetti e foi destinada aos ararenses que gostam de escrever. A iniciativa envolveu a produção de texto ao ar livre sobre o tema: “As palavras que ninguém diz”.

Na ocasião, a Maratona reuniu alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pessoas que não estão mais em idade escolar (categoria sênior). Os três primeiros colocados de cada ano escolar e também da categoria sênior participarão da noite de autógrafos do livro publicado pela Editora Hope.

“Estamos muito felizes com o a premiação e o lançamento do livro da Maratona Literária, fruto da primeira edição da nossa Flap, que foi um sucesso na Praça Barão. Como reconhecimento, os vencedores ganharão da editora um exemplar para levar para a casa. O evento foi um momento importante para o debate de ideias e um ponto de encontro de toda a diversidade cultural”, comento o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

 

Flap 2019

A 1ª edição da Flap (Festa Literária de Araras na Praça), realizada pela Prefeitura de Araras, reuniu atrações variadas e gratuitas. O evento contou com contação de história, troca e venda de livros, maratona literária, oficinas culturais, shows e café solidário comandado pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento fez homenagem ao escritor ararense Alcyr Matthiensen. Mais uma vez, como faz nos eventos tradicionais do município, a Prefeitura deu oportunidade a artistas locais se apresentarem. A programação teve Snow Peppers, Semper Soma, Gabi Vian, Rafaelle Nascimento e o grupo Ratos do Esgoto.

Duas tendas foram montadas na Praça Barão para as rodas de conversa, homenageando dois ilustres ararenses. No espaço que leva o nome do professor Alcyr Matthiensen, a programação incluiu debates sobre Contos de Fadas, Folclore e a formação do leitor, Mercado Editorial – a publicação de novos autores; Compartilhando leituras – Clube do livro, Youtube, Instagram, e Quem te incentivou a ler e escrever?.

Já a outra tenda, em homenagem à professora Nadyr Rodini Vanzetti, a programação foi Adulto também lê Histórias em Quadrinhos, A Diversidade na Literatura, Por que escrever? e Mulheres em Pauta.

Oficinas gratuitas e variadas também fizeram parte da programação da Festa. O workshop de Poesia foi comandado por Lua Marin e o de Ilustração, por Felipe Tognoli. Gabriela Delbem e Talita Lima foram responsáveis pela oficina de Lettering, já Regina Casagrande e Marina Ruy comandaram a de Origami. Houve ainda uma oficina de Criação com Mariana Michelon.

Além disso, três booktubers estavam presentes na Festa: Juliana Poggi, Augusto Assis e Taty Leite. Eles são profissionais que produzem vídeos no Youtube, focados em livros e literatura.

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu