Sarampo: crianças e adolescentes de 5 a 19 anos devem tomar vacina

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março e é voltada a crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, porém pessoas de outras idades que estiverem com a vacina atrasada também podem procurar as salas de vacina para serem imunizadas.

As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

De acordo com o calendário vacinal, quem tem até 29 anos deve ter duas doses da vacina e pessoas de 30 a 59 anos, apenas uma. Já para crianças, a imunização contra a doença é feita atualmente aos 12 meses de idade, quando a primeira dose é aplicada, e aos 15 meses, quando uma segunda imunização é recomendada. Por esse motivo, é importante conferir a carteira de vacinação para saber se a imunização está em dia.

 

Sintomas

Os principais sintomas de sarampo incluem febre alta (acima de 38°C) e exantemas (erupções cutâneas) que têm início no rosto e podem se propagar para outras partes do corpo, combinados com coriza, conjuntivite ou tosse seca. Em caso de aparecimento desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de onde mora.

A transmissão é similar à gripe, ou seja, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções respiratórias. A imunização contra o sarampo é feita tanto pela vacina tríplice viral quanto pela tetra viral (que inclui ainda a varicela), ambas disponíveis na rede pública de saúde e aplicadas, gratuitamente, conforme prevê o calendário vacinal.

Quem perdeu a carteirinha deve procurar o posto onde costumava tomar as doses para verificar se possui histórico de vacinação no local. O arquivo é mantido pela Secretaria da Saúde nas salas de vacina e traz informações sobre moradores da região onde elas estão localizadas.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

 

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu