Sarampo: crianças e adolescentes de 5 a 19 anos devem tomar vacina

Categorias Saúde em
- Updated

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março e é voltada a crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, porém pessoas de outras idades que estiverem com a vacina atrasada também podem procurar as salas de vacina para serem imunizadas.

As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

De acordo com o calendário vacinal, quem tem até 29 anos deve ter duas doses da vacina e pessoas de 30 a 59 anos, apenas uma. Já para crianças, a imunização contra a doença é feita atualmente aos 12 meses de idade, quando a primeira dose é aplicada, e aos 15 meses, quando uma segunda imunização é recomendada. Por esse motivo, é importante conferir a carteira de vacinação para saber se a imunização está em dia.

 

Sintomas

Os principais sintomas de sarampo incluem febre alta (acima de 38°C) e exantemas (erupções cutâneas) que têm início no rosto e podem se propagar para outras partes do corpo, combinados com coriza, conjuntivite ou tosse seca. Em caso de aparecimento desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de onde mora.

A transmissão é similar à gripe, ou seja, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções respiratórias. A imunização contra o sarampo é feita tanto pela vacina tríplice viral quanto pela tetra viral (que inclui ainda a varicela), ambas disponíveis na rede pública de saúde e aplicadas, gratuitamente, conforme prevê o calendário vacinal.

Quem perdeu a carteirinha deve procurar o posto onde costumava tomar as doses para verificar se possui histórico de vacinação no local. O arquivo é mantido pela Secretaria da Saúde nas salas de vacina e traz informações sobre moradores da região onde elas estão localizadas.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

 

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

Você pode ler também!

Especialista dos EUA vê “indícios” de redução da propagação de vírus com distanciamento social

O principal especialista em doenças infecciosas do governo dos Estados Unidos disse nesta terça-feira que há "indícios" de que

Read More...

Trump faz alerta sobre próximas duas semanas e diz que planeja proibir viagens do Brasil

O presidente Donald Trump avisou nesta terça-feira que os Estados Unidos devem se preparar para um período de duas

Read More...

Bolsonaro anuncia adiamento por 60 dias do reajuste dos remédios

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (31) por meio de uma rede social um acordo com a indústria

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu