7 filmes sobre Pandemias que você deveria assistir

Categoria Tecnologia Publicado em

Estamos diante de uma situação de emergência global, onde o isolamento social é mais imprescindível do que nunca. Até agora, esse único método eficaz de controlar a transmissão do COVID-19, o coronavírus responsável por parar o mundo. Pois bem, enquanto em quarentena, tendemos a fazer duas coisas: ler notícias sobre a atual situação ou ocupar a cabeça para não pensar nisso. Infelizmente, a indústria do entretenimento, principal responsável por nos ajudar com a segunda opção, está meio abalada. Logo, enquanto filmes e séries são adiados, nos informar tem sido basicamente prioridade. Sendo assim, por que não fazer isso de uma forma mais interessante? É muito viável utilizar filmes, séries e até jogos nesse momento. Portanto, resolvemos listar alguns filmes que falam sobre pandemias. Aliás, alguns deles podem te ajudar a compreender melhor a dinâmica de transmissão do coronavírus. Você pode conferi-los logo abaixo.

1 – Contágio (2011):

Dentre todos os filmes aqui presentes, Contágio é, provavelmente, o mais compatível com a situação de emergência global que estamos enfrentando. Em suma, o longa dirigido por Steven Soderbergh mostra uma mulher retornando ao seu lar nos Estados Unidos após uma viagem à China. Contudo, em uma questão de dias, uma doença estranha acaba ocasionando sua morte. Em seguida, não demora para que mais pessoas comecem a manifestar os mesmos sintomas e nos damos conta de que a pandemia se espalhou pelo mundo. Por fim, Contágio também passa uma importante mensagem sobre o quanto uma decisão política equivocada pode ter um peso devastador.

2 – Epidemia (1995):

Apesar de ser um filme de 1995, Epidemia se relaciona muito bem com a teoria conspiratória em torno do coronavírus. Enquanto algumas mentes mirabolantes defendem que o COVID-19 foi criado pela China e liberado no mundo de forma proposital, Epidemia apresenta um vírus que foi mantido em segredo por anos pelo governo estadunidense que tinha como objetivo utilizá-lo como arma biológica. Pois bem, esse vírus fictício do tipo Ebola acaba sendo liberado e começa a exterminar a população. Assim, a salvação fica nas mãos de uma equipe médica que corre contra o tempo para encontrar um antídoto.

3 – A Gripe (2013):

Através das vitórias de Parasita no último Oscar o mundo finalmente voltou a atenção para o cinema sul-coreano. Contudo, a indústria cinematográfica da Coreia já vem se destacando com incríveis produções há anos. Aliás, A Gripe é um grande exemplo disso. O filme dirigido por Kim Sung-su aborda um surto de H5N1, conhecido popularmente como “gripe aviária”. Assim, no decorrer da narrativa, vamos acompanhando um rastro de vítimas deixado pela Influenza A. Além disso, o enredo busca apontar detalhes sobre a transmissão do vírus e sua propagação em alta velocidade. Não demoramos a descobrir que, além de ser transmitido pelo ar, o mesmo não tem cura e mata o infectado em menos de 36 horas.

4 – Vírus (2019):

Ao contrário da maioria dos itens dessa lista, Vírus foi baseado em uma epidemia real. Basicamente, o suspense médico indiano conta a história de um surto virológico que atingiu o estado de Kerala, na Índia, no ano de 2018. Deixando mais de 2000 vítimas em quarentena e levando 17 delas a óbito, o surto só foi contido após a importação de um anticorpo diretamente da Austrália. Posteriormente, quando a situação já estava estabilizada, testes revelaram que os morcegos da região eram a fonte do vírus, algo que coincide com o COVID-19. Ademais, essa situação foi tão marcante para a história da Índia que, no ano seguinte, já havia sido adaptada para a grande tela. Dirigido por Aashiq Abu, Vírus foi descrito como “compassivo e emocionante” pela crítica especializada.

5 – Os Doze Macacos (1995):

Esse longa é um clássico da cultura pop. Além disso, Os Doze Macacos é conhecido, principalmente, por associar pandemia e viagem no tempo. Antes que pareça loucura, adiantamos que o filme foi bem recebido pela crítica e que, segundo o consenso do Rotten Tomatoes, apesar de contar com certa confusão, a trama apresenta “excelentes performances e reviravoltas alucinantes” o que faz dessa produção “uma experiência eficazmente excêntrica”. Quanto ao enredo, vemos um vírus mortal se tornando uma pandemia e eliminando quase toda humanidade em 1996. Como resultado disso, aqueles que sobreviveram passam a viver no subsolo. Contudo, no ano de 2027, um prisioneiro desses abrigos subterrâneos é selecionado para uma missão de viagem no tempo cujo objetivo é coletar informações que possibilitem uma cura para o vírus.

6 – Guerra Mundial Z (2013):

Embora uma situação envolvendo zumbis pareça estar totalmente distante da pandemia em que estamos vivendo agora, adiantamos que Guerra Mundial Z contém alguns pontos de identificação com a nossa conjuntura. Dizemos isso porque Max Brooks, autor do livro que inspirou o longa, usou Guerra Mundial Z para abordar questões sociais. Só para ilustrar, a inaptidão do governo perante a pandemia e o isolacionismo estadunidense são pontos levantados. Além disso, também nos deparamos com temáticas envolvendo o sobrevivencialismo e a incerteza humana. Relacionável, né? Vale ressaltar que o longa é estrelado por Brad Pitt e possui a maior bilheteria da carreira do ator. Por fim, apesar de contar com críticas divididas e não ter o mesmo impacto que o material de origem, Guerra Mundial Z pode provocar muitos debates, acerca da situação atual e merece ser conferido.

 

7 – Extermínio (2002):

Aproveitando a deixa, resolvemos apresentar um cenário de apocalipse zumbi sob uma perspectiva europeia. Sendo assim, no começo do século XXI, na Inglaterra, vemos a liberação de um vírus conhecido como Rage. Em suma, caso esse micro-organismo entre em contato com um humano, através de saliva ou sangue, em poucos segundos transforma o infectado em um assassino descontrolado. Surpreendentemente, todo esse pandemônio foi ocasionado pela invasão de alguns ativistas à um laboratório, onde tentaram libertar os chimpanzés que eram usados como cobaias e, mal sabiam eles, estavam infectados com um vírus da raiva altamente contagioso a seres humanos. O mais interessante sobre Extermínio é que podemos ter uma noção de como um vírus poderia ser contido em apenas uma região, sem se alastrar pelo mundo.

Fatos Desconhecidos – IG

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu