Câmara aprova lei que prevê proteção e cuidados com os animais comunitários de Araras

Categoria Câmara Municipal Publicado em

O projeto de autoria do vereador Jackson de Jesus (PROS), foi aprovado por unanimidade na noite da última segunda-feira (16), durante a 7ª sessão ordinária de 2020, na Câmara Municipal de Araras.

De acordo com a lei, cães e gatos comunitários são aqueles sem dono, porém, com laços de dependência e manutenção estabelecidos com a comunidade.

O município poderá contribuir para o bem-estar desses animais, garantindo comida, água, abrigo, vacinas, esterilização e zelo pela sua saúde clínica, seja por meio de projetos comunitários ou disponibilização da estrutura do poder público.

A lei prevê ainda que os cães e gatos comunitários poderão ter preferência nos programas de castrações, bem como nos registros, vacinações e microchipagem, com o intuito de diminuir a reprodução, além de ter o direito de possuir suas casinhas em locais públicos, desde que não obstruam as vias públicas e sejam mantidas em locais adequados com vasilhas para alimentação e água.

Para efetuar os cuidados e a manutenção nas casinhas dos animais comunitários, os tutores poderão contar com o apoio dos protetores de animais que prestarão orientação na vermifugação, vacinação, castração e higienização. Quando houver interesse, o animal poderá ser adotado por quem quiser, observando os termos de adoção.

O vereador Jackson de Jesus explica a importância de o projeto ter sido aprovado. “Com a lei, esses animais comunitários estarão livres, porém, castrados, vacinados e aos cuidados de pessoas que não são seus donos, mas que possuem por eles um vínculo amoroso, oferecendo comida, água, vacinas e abrigos. Já o Poder Público, por meio de parcerias e convênios, poderá priorizar as castrações desses animais”, explica o parlamentar.

 

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu