Campanha de vacinação contra a gripe começa para idosos

Categorias Saúde em

A Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira (23) inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus – a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

A campanha vai contar com mais duas etapas e a meta é vacinar 67,6 milhões de pessoas em todo o país até 22 de maio, e com isso reduzir o movimento de pacientes nos hospitais e postos de saúde. O Ministério da Saúde vai distribuir 75 milhões de doses aos estados.

Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe. Segundo o governo, eles são 20,8 milhões de pessoas no país.

A próxima etapa da campanha contra a gripe começa no dia 16 de abril e vai imunizar. doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Em Araras, vacinação contra a gripe, Prefeitura vai atender idoso dentro do carro em frente ao Centro de Saúde 2:

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23) no Brasil inteiro, e a Secretaria Municipal de Saúde de Araras preparou uma novidade para atender os idosos e evitar com que eles circulem pela cidade neste momento de prevenção contra o coronavírus (Covid-19).

Nesta primeira etapa da campanha, o público alvo é vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Num dos pontos de atendimento da campanha, a Secretaria de Saúde oferece o serviço drive-thru, ou seja, atendimento dos idosos dentro dos carros, sem a necessidade de eles entrarem no local de vacinação.

Esse atendimento diferenciado funcionará em frente ao Centro de Saúde II João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros. Uma tenda será montada na calçada e, com apoio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), os carros chegarão no local e os idosos serão atendidos pela equipe da Saúde na aplicação da vacina. Os carros deverão formar fila na Rua Campos Salles, no sentido bairro/centro. A Secretaria de Saúde contará com o apoio de uma equipe de alunos do curso de Enfermagem da Uniararas para fazer esse atendimento nos veículos.

Nos demais locais de vacinação não haverá esse serviço de atendimento dentro dos carros, mas nos cinco postos de saúde espalhados pela cidade serão instaladas tendas em frente para evitar com que os idosos entrem nos postos. A Praça Barão de Araras também contará com uma tenda de atendimento, próximo à Basílica Nossa Senhora do Patrocínio.

Vale lembrar que esta vacina não previne contra o Covid-19, mas o objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população contra a Influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Esta primeira etapa vai vacinar idosos e profissionais da saúde. A segunda etapa inicia dia 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de integrantes das forças de segurança. No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo serão crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens.

 

Locais de vacinação:

(Das 7h30 às 15h30)

– CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) – dentro dos carros

– Tenda na Praça Barão (próximo à Basílica)

– PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

– PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

– PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

– PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

– PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

 

Datas da campanha:

– A partir de 23 de março:

Idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde

– A partir de 16 de abril:

Professores e portadores de doenças não transmissíveis

– Dia 9 de Maio – Dia D

Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, pessoas de 55 a 59 anos, gestantes.

 

Você pode ler também!

Bonezinho Corrochel anuncia vereador Jackson de Jesus como seu vice na disputa das eleições municipais em Araras

O ex-vereador e agora pré-candidato a prefeito Bonezinho Corrochel anunciou em convenção o vereador Jackson de Jesus como vice

Read More...

Confira a Previsão do Tempo para Araras e Região para os dias 19/09 a 22/09/2020

Sábado (19/09) e Domingo (20/09) O sábado começa com sol entre nuvens em todo o estado de São Paulo, mas

Read More...

Confira as Vagas disponíveis no PAT Araras para o dia 19/09/2020

5480882 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (FAXINA) 5481631 COZINHEIRA 5481035 MECÂNICO DE CAMINHÃO / CARRETAS 5480868 PEDREIRO 5481046 TORNEIRO MECÂNICO 5479557 MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS 5479544

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu