Combate à dengue: Fátima e Campestre serão nebulizados

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Secretária Municipal da Saúde segue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue e de doenças como zika e chikungunya, em toda a cidade. Nesta segunda (9), as equipes do Setor de Controle de Endemias realizaram nebulização no Jardim Fátima e, na terça (10), é a vez do Jardim Campestre.

A ação é específica e realizada somente após a confirmação de casos da doença. A nebulização visa eliminar mosquitos adultos, que podem contaminar outras pessoas na região, e complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes.

“Primeiro, trabalhamos com ações de bloqueio e retirada de criadouros, mas, infelizmente, ainda encontramos muitas larvas nos imóveis visitados. É importante reforçar que o papel do agente é orientar a população, porém o morador deve vistoriar sempre sua casa e não deixar água parada. A população precisa estar em alerta”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Cristina Coelho Bianco.

A cidade contabiliza 227 casos de dengue confirmados desde o início deste ano. Desse total, 222 são autóctones (contraídos no município) e cinco importados. Além disso, outros 95 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 102 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Com esses dados, o município entra em estado de epidemia, que é calculado de acordo com a relação entre os casos confirmados e a população da cidade. No caso de Araras, para ser decretada epidemia, são necessários mais de 200 casos autóctones.

“Nesta fase, continuamos com as ações normais, que já estão andamento para eliminação de larvas e criadouros, e reforçamos atividades voltadas ao plano de contingência para unidades sentinelas, responsáveis pela hidratação dos pacientes”, explica a coordenadora do setor de Controle de Endemias.

Ao todo, são quatro unidades sentinelas preparadas para atender a população da cidade. Elas ficam localizadas na UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza, no Pronto-Socorro do Hospital São Luiz e nas UBSs Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) e Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes).

 

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu