A Secretaria Municipal de Saúde recomenda isolamento domiciliar para pessoas que retornam de viagens para o exterior por, no mínimo, 7 dias, mesmo que não apresentem sintomas suspeitos de coronavírus até o momento.
A medida visa prevenir possíveis transmissões do vírus durante o período de incubação e vale também para quem viajou para capitais e teve contato com pessoas contaminadas pelo vírus covid-19. Caso apresentem febre, tosse e dificuldade para respirar é necessário procurar atendimento médico. Em caso de dúvida, o ararense deve ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3543-1522.
Cada indivíduo contaminado pode infectar de três a cinco pessoas, por meio de gotículas respiratórias, e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias. Até o momento, Araras notificou oito suspeitas da doença – atualmente, há dois casos descartados e seis sob investigação da Vigilância Sanitária, aguardando a chegada de resultados de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico. Somente após a chegada dos laudos será possível fechar o diagnóstico dos casos. A previsão é que as análises sejam concluídas em 15 dias, mas o prazo depende da logística e da demanda do laboratório.
Por estes motivos, é necessário que a população permaneça em casa e evite exposição desnecessária a possíveis contaminações. As viagens que não são emergenciais devem ser evitadas, em razão do perigo de contágio.
Também é muito importante seguir as medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, essenciais no combate à proliferação do vírus. Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas também são medidas essenciais de prevenção.
Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.