Navio com 35 casos suspeitos de coronavírus ficará em quarentena em Santos

Categoria Brasil Publicado em

O navio Costa Fascinosa, que já teve sete tripulantes desembarcados com suspeita do novo coronavírus e tem 35 pessoas monitoradas por suspeita da doença na embarcação, atraca no Porto de Santos neste sábado (28). Porém, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permanecerá em quarentena, com acesso restrito às equipes de Saúde.

A Anvisa divulgou neste sábado que a embarcação possui 35 tripulantes com sintomas que podem ser de Covid-19. Ao todo, são 757 tripulantes ainda a bordo. A entrada do navio está prevista para as 16h30, e a atracação deve ocorrer às 18h no terminal de passageiros Concais.

Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informa que, por solicitação da Anvisa, acionou o Plano de Contingência do Porto de Santos (PCPS) para atracação do navio de passageiros Costa Fascinosa. A medida visa congregar os diversos planos de emergência existentes no complexo portuário santista, fortalecendo a comunicação entre as autoridades intervenientes e auxiliando no planejamento e adoção das ações necessárias para uma gestão eficiente durante incidentes e acidentes que possam impactar total ou parcialmente as operações do Porto Organizado de Santos.

A Guarda Portuária isolou o local de atração do navio para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e facilitar a circulação das equipes de Saúde.

A SPA afirma que a atracação será no terminal de passageiros Concais porque o local tem condições para atendimento mais adequadas ao número de pessoas. Os empregados da SPA que vão atuar no atendimento usarão os equipamentos de proteção, mesma recomendação para os membros de todas as equipes.

Segundo a agência reguladora, com as novas suspeitas será necessário aguardar os resultados laboratoriais dos tripulantes desembarcados para avaliar a prorrogação da quarentena.

Segundo a Costa informou ao G1, esse última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17.

Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado dos cruzeiros no país. Por conta da confirmação de um caso da Covid-19 em uma passageira que esteve no navio, a embarcação estaria de quarentena até este sábado (28), porém o período foi estendido. Posteriormente a confirmação da passageira com Covid-19, a Anvisa afirma que teve mais duas confirmações de passageiros que estiveram no cruzeiro.

Até a tarde desta sexta-feira (27), a Anvisa informou que sete tripulantes já haviam sido desembarcados do navio e foram hospitalizados. Três deles desembarcaram na sexta para atendimento médico local. Eles foram removidos por um serviço de lancha médica marítima. São de nacionalidade filipina (2) e indiana (1).

Anteriormente, outros quatro tripulantes já haviam desembarcado da embarcação. Foram dois no dia 24, ambos filipinos e mais dois desembarcados no dia 25 (um filipino e um indonésio).

A Costa Cruzeiros confirma o deslocamento do navio Costa Fascinosa da área de fundeio da Barra para o Píer 25, no porto de Santos, conforme notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O navio segue em quarenta voluntária. Todas as medidas de saúde necessárias, nessas circunstâncias, estão sendo realizadas e respeitadas diligentemente de acordo com as autoridades sanitárias locais. Há um médico a bordo, da Costa Cruzeiros, responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa afirma manter os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu