Sintomas iniciais da Covid-19 incluem problemas digestivos, diz estudo

Categoria Saúde Publicado em

Pesquisadores analisaram 204 casos na província de Hubei, na China, e descobriram que quase 50% deles tinham sintomas como diarréia, vômito e dores abdominais
Segundo um estudo conduzido por pesquisadores chineses e publicado nesta quinta-feira, 19, no Jornal Americano de Gastroenterologia, problemas gastrointestinais como diarreia, vômito e dores abdominais podem ser sintomas iniciais da Covid-19.

O estudo analisou dados de 204 pacientes da província de Hubei, na China, e identificou que 99 deles, ou 48,5%, tinham “um ou mais sintomas digestivos como sua principal queixa”. Destes 99, 92 desenvolveram também os sintomas respiratórios típicos da doença (tosse seca, dificuldade de respirar), enquanto outros 7 tiveram apenas os sintomas digestivos.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os sintomas digestivos não só podem ser sinais iniciais da doença, como também que os pacientes que os reportaram tiveram uma forma mais severa da Covid-19.

“Além disso, à medida que a gravidade da doença aumentava, os sintomas digestivos se tornavam mais pronunciados. Pacientes sem sintomas digestivos eram mais propensos a serem curados e receber alta no momento deste estudo do que pacientes com sintomas digestivos”, disseram os autores do estudo.

“[…] os médicos devem ter em mente que sintomas digestivos, como diarreia, podem ser uma característica do COVID-19 que surge antes dos sintomas respiratórios e, em raras ocasiões, são o único sintoma do COVID-19. Os médicos devem aumentar seu índice de suspeita quando pacientes em risco, como aqueles expostos ao COVID-19, apresentam febre e sintomas digestivos, mesmo na ausência de sintomas respiratórios”, escreveram os autores do estudo. “Esse conhecimento pode ajudar na identificação do COVID-19 nos estágios iniciais, no início mais rápido do tratamento e da quarentena e na menor exposição às pessoas ao redor”.

Foxnews

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu