A Secretaria Municipal de Assistência Social esclarece a população de Araras sobre o repasse do auxílio emergencial de R$ 600, anunciado pelo Governo Federal dentro do pacote de medidas sociais diante da pandemia de coronavírus (covid-19). Ainda não há previsão de quando o valor será disponibilizado às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Neste momento, apenas quem já faz parte do CadÚnico (Cadastro Único para participar de programas sociais federais) e tem algum tipo de pendência deve ligar para a Secretaria de Assistência Social, no telefone 3543-1700, para agendar atendimento e regularizar a situação. Para evitar aglomeração de pessoas, os atendimentos são restritos e só acontecem mediante agendamentos.
Os usuários do sistema devem verificar como está a situação do seu cadastro pelo aplicativo de celular “Meu CadÚnico”, disponível para download na plataforma android (google play). Nele, é possível emitir comprovante de cadastramento, consultar quais são os integrantes da família, conhecer o NIS (Número de Identificação Social) de cada um e verificar se há pendências.
Já quem faz parte do CadÚnico, não possui pendências e realizou atualização cadastral nos últimos dois anos deve aguardar a regulamentação do Governo Federal quanto à forma de inclusão e concessão do auxílio emergencial. Não é necessário fazer um novo cadastro para receber o benefício.
O mesmo procedimento vale para quem ainda não faz parte do CadÚnico, mas pode se enquadrar nos critérios que serão estabelecidos pelo Governo Federal para receber o repasse de R$ 600. Essas famílias também devem aguardar novas orientações do Governo Federal para saber como preencher o novo cadastramento.
Microempreendedores
Profissionais autônomos, trabalhadores informais e Micro Empreendedores Individuais (MEI), inscritos no Cadastro Único até 20 de março de 2020, devem aguardar orientações do Governo Federal, pois não haverá necessidade de novo cadastro. Para aqueles que não estão no Cadastro Único e se enquadram nesse perfil, a orientação é aguardar a liberação da plataforma digital, do Governo Federal, para ser preenchida pelo próprio munícipe.
A Secretaria de Assistência Social reforça que disponibiliza atendimento para orientações, por meio de telefone e internet, mas solicita que as famílias utilizem apenas um dos canais de contato para evitar sobrecargas e duplicidades de solicitações, que acabam por aumentar o tempo de espera pelo atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700, pelo email [email protected] ou pelo Facebook – facebook.com/socialararas.