‘Este vírus estará conosco por um longo tempo’, alerta diretor da OMS

Categoria Mundo Publicado em

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta quarta-feira (22) que a maioria dos países ainda está na fase inicial da pandemia do novo coronavírus – e que ela ainda deve durar “um longo tempo”.

“A maioria das epidemias na Europa Ocidental parece estável ou em declínio. Embora os números sejam baixos, vemos preocupantes tendências ascendentes na África, América Central e do Sul e Europa Oriental. A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias”, disse o diretor-geral.

Tedros acrescentou que há países que foram afetados no início da pandemia que, agora, estão tendo ressurgimento de casos, mas não especificou quais.

“Não há dúvida de que as ordens de ficar em casa e outras medidas de distanciamento físico suprimiram a transmissão com sucesso em muitos países. Mas esse vírus continua extremamente perigoso”, disse Tedros.

“As primeiras evidências sugerem que a maioria da população do mundo permanece suscetível. Isso significa que epidemias podem facilmente ressurgir”, alertou.

Os especialistas da OMS destacaram a “tendência de aumento” de casos na América do Sul, Central e no continente africano.

“Tivemos um aumento de quase 250% no número de casos no Sudão na última semana. Na Somália, quase 300%. E em muitos outros países, como Tanzânia, Mali, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Cabo Verde e Eritreia, aumentos de mais de 100% na última semana. Em outros países na África, o número de casos aumentou entre 30% e 90%”, ressaltou o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.

“Existem tendências de aumento em termos de números de casos em vários países da América Central e do Sul. E claro que isso é uma preocupação”, disse Maria van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da OMS.

“O que estamos vendo é que uma vez que vírus tenha oportunidade de se fixar e ser transmitido entre as pessoas, se medidas não forem adotadas, então pode se espalhar muito, muito rápido. E você vê casos dobrando a cada 3 ou 4 dias, o que é incrivelmente rápido”, declarou van Kerkhove.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu