Metade dos pacientes confirmados com covid-19 em Araras está recuperada

Categorias Saúde em

Seis pacientes de Araras que testaram positivo para coivid-19 estão recuperados e fora do período de transmissão do vírus Sars-CoV-2, causador da doença. Ao todo, haviam 12 casos confirmados na cidade até esta sexta-feira (24). Além dos seis que se recuperaram e já retomaram suas atividades normais, há ainda um paciente internado na UTI, quatro ainda dentro do prazo de isolamento domiciliar (que é de 15 dias) e um óbito confirmado em decorrência da covid-19.

As informações são da Vigilância Epidemiológica (VE) de Araras, responsável pela notificação dos casos. Entre os pacientes que testaram positivo, há nove homens e três mulheres. Apenas dois casos envolvem ararenses com mais de 60 anos e somente um dos 12 confirmados têm histórico de viagem ao exterior.

Araras tem transmissão comunitária do novo coronavírus, ou seja, não é mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes. “Mais do que nunca, como o vírus está circulando na cidade, precisamos evitar aglomerações, manter a distância social e evitar sair de casa sem necessidade para não ficar exposto a uma possível contaminação”, reforça o médico Rodrigo Klein, da Vigilância Epidemiológica.

A equipe monitora todos os casos notificados como suspeitos de covid-19, de acordo com o protocolo nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde. Segundo a determinação, desde o final de março, apenas pessoas internadas e profissionais da área da saúde com sintomas suspeitos são notificados oficialmente e têm material encaminhado para exame laboratorial.

Com isso, as análises passaram a ser feitas em laboratórios particulares e credenciados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), que integram a rede de apoio dos hospitais onde os suspeitos trabalham ou estão internados. Todos os exames mais antigos, encaminhados em março ao IAL – portanto, antes do atual protocolo, já retornaram com resultados. As 17 análises deram negativo, segundo a Vigilância.

Até essa sexta-feira (24), Araras registrava 81 notificações de covid-19 – os dados envolvem casos confirmados, em investigação e descartados após análises laboratoriais. Além dos 12 que testaram positivo, as estatísticas contabilizam 54 casos negativados após a chegada de exames e 15 em investigação – os casos são recentes e o tempo médio de espera atualmente pelo resultado de exames é de 48h.

Sintomas e medidas preventivas

Os principais sintomas da covid-19 envolvem tosse, dificuldade respiratória e febre. A transmissão da doença acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos, cobrir a boca ao tossir e espirrar e, principalmente, permanecer em casa estão entre as principais medidas para prevenir possíveis contaminações.

Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

Você pode ler também!

Brasil registra 1.382 mortes por Covid em 24 horas

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir

Read More...

Com nova piora de índices de saúde, governo de SP confirma reclassificação do plano da quarentena para sexta-feira

Grande São Paulo e regiões do interior tiveram aumento da ocupação de leitos de UTI e podem ser rebaixadas

Read More...

Covid-19: Araras está pronta para início da vacinação

Uma ótima notícia para o povo ararense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, montou a estrutura

Read More...

Mobile Sliding Menu