Obras do PAC continuam, com limpeza do ribeirão e reparos no asfalto

Categorias Prefeitura de Araras em

As obras de macrodrenagem urbana foram retomadas em Araras após reprogramação do contrato, que estava em aprovação na Caixa Econômica Federal e no Ministério de Desenvolvimento Regional, em Brasília/DF. O governo federal está fazendo os repasses de verba normalmente para dar continuidade nas obras do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento).

Os serviços serão finalizados após a conclusão de três etapas, sendo executadas pela Construtora Tecla Terraplanagem e Construção Ltda., e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

A primeira etapa consiste na limpeza e vegetação do canal. Está sendo construída uma rampa de acesso à calha do ribeirão, nas proximidades da junção dos dois cursos d’água, além do plantio de grama esmeralda e de uma vegetação específica, com capim Vetiver, para evitar erosão no talude – área entre a mureta de concreto tipo New Jersey e a calha do rio. Após o plantio da vegetação específica no talude, a empresa iniciará a limpeza dentro do próprio ribeirão.

A segunda etapa das obras consiste em refazer a pavimentação asfáltica em alguns trechos em que o Ribeirão das Furnas foi canalizado, principalmente próximo à Minas Tintas e também em frente a Casa Krepischi.

E por fim, a terceira fase será a construção de uma barragem próximo ao bairro Facão, às margens da Rodovia Anhanguera. A represa, que terá capacidade de 454 milhões de litros de água, servirá para contenção das águas pluviais daquela região, evitando inundações na zona urbana, ou seja, mesma função dos piscinões construídos no bairro Narciso Gomes. Além dessa função de contenção da água de chuva, essa nova barragem também poderá, futuramente, servir como fonte de abastecimento de água do município, assim com as já existentes represas Hermínio Ometto, João Ometto Sobrinho e Usina Santa Lúcia. Para dar início à construção desta barragem, a Prefeitura aguarda a liberação do projeto executivo pelos órgãos ambientais.

Você pode ler também!

Operação contra fraude em postos de combustíveis prende dois gerentes em Araras

Uma operação de combate a fraude em postos de combustíveis, em Araras (SP), prendeu dois gerentes de postos nesta

Read More...

Covid-19: vacina para profissionais da Educação 18+ está disponível

Já está disponível no Parque Ecológico a vacina contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) para os profissionais da Educação do grupo

Read More...

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades neste sábado

A Secretaria da Saúde realiza, no próximo sábado (12), Dia D de vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Read More...

Mobile Sliding Menu