PAC inicia obra para evitar erosão próximo ao Lago, enquanto plantio de vegetação está na fase final

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Retomadas no início deste mês, as obras de Macrodrenagem Urbana estão avançando na cidade. Nesta 1ª etapa da reprogramação do contrato com o Governo Federal, acontecem os plantios nos taludes (área entre a mureta de concreto tipo New Jersey e a calha do rio).

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, além do plantio de grama esmeralda, os espaços estão recebendo capim Vetiver, vegetação específica para conter erosões no local.

Nesse mesmo pacote de obras está inserido também o serviço de revestimento das laterais e fundo da transição entre os trechos antigo e novo do Ribeirão das Furnas, próximo ao Lago Municipal, através do enrocamento com pedra rachão em uma distância de 20 metros. A empresa também está finalizando a construção de uma rampa de acesso à calha do mesmo ribeirão, próximo à junção dos dois ribeirões. Após terminar esses serviços dentro da calha, a empreiteira fará a limpeza final do ribeirão.

 

Próximas etapas

A segunda etapa das obras consiste em refazer a pavimentação asfáltica em alguns trechos em que o Ribeirão das Furnas foi canalizado, principalmente próximo à Minas Tintas e também em frente a Casa Krepischi.

E por fim, a terceira fase será a construção de uma barragem próximo ao bairro Facão, às margens da Rodovia Anhanguera. A represa, que terá capacidade de 454 milhões de litros de água, servirá para contenção das águas pluviais daquela região, evitando inundações na zona urbana, ou seja, mesma função dos piscinões construídos no bairro Narciso Gomes. Além dessa função de contenção da água de chuva, essa nova barragem também poderá, futuramente, servir como fonte de abastecimento de água do município, assim com as já existentes represas Hermínio Ometto, João Ometto Sobrinho e Usina Santa Lúcia. Para dar início à construção desta barragem, a Prefeitura aguarda a liberação do projeto executivo pelos órgãos ambientais.

As obras do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento) serão finalizadas após a conclusão de três etapas. Os serviços são executados pela Construtora Tecla Terraplanagem e Construção Ltda., e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu