PAC inicia obra para evitar erosão próximo ao Lago, enquanto plantio de vegetação está na fase final

Categorias Prefeitura de Araras em

Retomadas no início deste mês, as obras de Macrodrenagem Urbana estão avançando na cidade. Nesta 1ª etapa da reprogramação do contrato com o Governo Federal, acontecem os plantios nos taludes (área entre a mureta de concreto tipo New Jersey e a calha do rio).

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, além do plantio de grama esmeralda, os espaços estão recebendo capim Vetiver, vegetação específica para conter erosões no local.

Nesse mesmo pacote de obras está inserido também o serviço de revestimento das laterais e fundo da transição entre os trechos antigo e novo do Ribeirão das Furnas, próximo ao Lago Municipal, através do enrocamento com pedra rachão em uma distância de 20 metros. A empresa também está finalizando a construção de uma rampa de acesso à calha do mesmo ribeirão, próximo à junção dos dois ribeirões. Após terminar esses serviços dentro da calha, a empreiteira fará a limpeza final do ribeirão.

 

Próximas etapas

A segunda etapa das obras consiste em refazer a pavimentação asfáltica em alguns trechos em que o Ribeirão das Furnas foi canalizado, principalmente próximo à Minas Tintas e também em frente a Casa Krepischi.

E por fim, a terceira fase será a construção de uma barragem próximo ao bairro Facão, às margens da Rodovia Anhanguera. A represa, que terá capacidade de 454 milhões de litros de água, servirá para contenção das águas pluviais daquela região, evitando inundações na zona urbana, ou seja, mesma função dos piscinões construídos no bairro Narciso Gomes. Além dessa função de contenção da água de chuva, essa nova barragem também poderá, futuramente, servir como fonte de abastecimento de água do município, assim com as já existentes represas Hermínio Ometto, João Ometto Sobrinho e Usina Santa Lúcia. Para dar início à construção desta barragem, a Prefeitura aguarda a liberação do projeto executivo pelos órgãos ambientais.

As obras do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento) serão finalizadas após a conclusão de três etapas. Os serviços são executados pela Construtora Tecla Terraplanagem e Construção Ltda., e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

Você pode ler também!

Brasil registra 1.382 mortes por Covid em 24 horas

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir

Read More...

Com nova piora de índices de saúde, governo de SP confirma reclassificação do plano da quarentena para sexta-feira

Grande São Paulo e regiões do interior tiveram aumento da ocupação de leitos de UTI e podem ser rebaixadas

Read More...

Covid-19: Araras está pronta para início da vacinação

Uma ótima notícia para o povo ararense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, montou a estrutura

Read More...

Mobile Sliding Menu