A Prefeitura de Araras, por meio do DTI (Departamento de Tecnologia de Informação), criou uma página para a Secretaria Municipal de Assistência Social, voltada exclusivamente para o atendimento online.
A plataforma digital presente no site www.araras.sp.gov.br/assistenciasocial conta com um chat para conversar com profissionais da assistência social, mesmo em horários que não há funcionários online. Na ferramenta, podem ser sanadas dúvidas sobre o Cadastro Único, programas sociais, auxílios emergenciais do Governo Federal, entre outros serviços.
“O chat fica disponível para envio de mensagens off-line, ficando armazenadas para visualização assim que alguém acessar a plataforma. Ou seja, o atendimento virtual está disponível 24h para as pessoas. Essa ferramenta é gratuita e foi implantada a custo zero pela Prefeitura”, explicou André Andreotti, administrador de sistemas do DTI da Prefeitura.
O intuito da implantação do atendimento online é disponibilizar um meio de comunicação que seja fácil e possa ser acessado de vários dispositivos, seja por meio de um computador ou celular. “Essa ferramenta é para agilizar os atendimentos e tirar dúvidas sobre os benefícios promovidos pela Assistência Social. Em média, estamos recebendo 500 ligações por dia; as linhas telefônicas não estão sendo suficientes para atender toda essa demanda”, comentou Delcina Maria de Sousa, assistente social.
Como faço para realizar minha demanda?
Para utilizar a plataforma é muito fácil. O usuário deve acessar o chat, localizado na página www.araras.sp.gov.br/assistenciasocial, e preencher o campo com os seguintes dados pessoais: nome completo e CPF (Cadastro Pessoal de Física).
Além da plataforma digital, a Secretaria de Assistência Social possui os seguintes telefones para atendimento à população: 3543-1700, 3543-1701, 3543-1704, 3543-1706, 3543-1707, 3543-1717 e 3543-1719.