Campanha Maio Amarelo visa combater o atropelamento de animais

Categoria Cidade Publicado em

Durante a campanha Maio Amarelo, que visa à prevenção de acidentes e mortes no trânsito, a Prefeitura de Araras irá alertar também a população sobre a segurança dos animais para evitar atropelamentos nas vias públicas. As ações são coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Segundo a pasta e de acordo com a Lei Municipal n°5.151/2018, além da preocupação com as pessoas, o Maio Amarelo também é voltado aos animais, seja durante o transporte ou fora do veículo.

“Os acidentes mais comuns envolvendo animais no trânsito são atropelamentos, principalmente em avenidas movimentadas e nas estradas urbanas e rurais, ou pelo transporte inadequado dentro do veículo. Muitas vezes, os tutores deixam os animais soltos ou apenas os levam no colo, o que pode provocar acidentes. Os animais domésticos e silvestres também são vítimas de fatalidades ou de atitudes irresponsáveis de motoristas”, comentou a diretora de divisão da Secretaria de Meio Ambiente, Izabela Orzari.

É importante ressaltar que, em caso de atropelamento de animais, a omissão de socorro pode ser considerada crime ambiental, de acordo com artigo 3° do Decreto 4.645 de 10 de Junho de 1934. A lei considera maus tratos “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover inclusive assistência veterinária”.

 

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Pedágio Solidário

Além da preocupação com animais durante o Maio Amarelo, a Prefeitura de Araras realiza nos dias 16 (sábado), no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, e 17 (domingo), na Praça Jorge Assumpção – região leste, pedágio solidário em prol da causa animal, com arrecadação de produtos variados para cães e gatos.

Organizada pelo Canil Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, a iniciativa é uma parceria com a ONG Sempre ao Seu Lado. Nos dois dias, o pedágio acontece das 8h às 11h. A Secretaria informa que, para evitar o contato físico e aglomerações, por conta do novo coronavírus, causador da covid-19, o pedágio solidário irá funcionar no esquema de drive-thru, para que a equipe receba da doação do munícipe no veículo.

 

Pedágio Solidário em prol dos animais

16 de maio (sábado) – Ginásio de Esportes Nelson Rüegger – 8h das 11h

17 de maio (domingo) – Praça Jorge Assumpção (região Leste) – 8h das 11h

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu