Apenas 10 dos 71 pacientes que testaram positivo para covid-19 em Araras têm mais de 60 anos. A maioria das confirmações envolve pessoas que estão entre 40 e 59 de idade – o equivalente a mais de 60% dos casos.
Os dados são da Vigilância Epidemiológica de Araras, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, que notifica e monitora casos suspeitos e confirmados registrados no município. As informações são divulgadas diariamente pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional nos canais oficiais da Prefeitura – site (araras.sp.gov.br), facebook (facebook.com/PrefeituraAraras) e instagram (@prefeituraararasoficial).
De acordo com o levantamento, a maior concentração de resultados positivos está entre pacientes de 50 a 59 anos – até esta quinta-feira (21), eram 25, o que representa 35,2% do total de infectados. A segunda está entre pessoas de 40 a 49 anos – 18 casos (25,3%), seguida por quem tem entre 30 e 39 anos (10 casos – 14%).
O número de testes realizados para detectar o vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, em Araras aumentou desde o final do mês passado, quando laboratórios particulares da cidade passaram a disponibilizar exames a pessoas que não fazem parte do protocolo definido pelo Ministério da Saúde, mas querem saber se tiveram contato com o novo coronavírus.
Há pelo menos quatro estabelecimentos credenciados junto ao Instituto Adolfo Lutz para realizar as análises, que custam, em média, R$ 300 e são contratadas de forma particular pelos pacientes.
Segundo a determinação do Governo Federal, válida em todo país, a realização de exames pelo poder público e convênios médicos é obrigatória apenas para pacientes internados com sintomas suspeitos e profissionais que trabalham na área da saúde. Os exames particulares também entram nas estatísticas oficiais da Vigilância Epidemiológica de Araras.
Este mês, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu também 3 mil testes rápidos vindos do Governo Federal, que são realizados segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com o protocolo, eles são destinados apenas a profissionais das áreas da saúde e da segurança pública que apresentam sintomas suspeitos da covid-19.
Prevenção
A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar a até 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.
Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.
Casos confirmados de covid-19 em Araras por faixa etária*:
0 a 9 anos: 3
10 a 19 anos: 1
20 a 29 anos: 4
30 a 39 anos: 10
40 a 49 anos: 18
50 a 59 anos: 25
60 a 69 anos: 7
70 a 79 anos: 3
80 a 89 anos: 0
Mais de 90 anos:0