Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas segue com baixa adesão

Categoria Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que as vacinas em crianças (maiores 6 meses e menores de 6 anos), gestantes e puérperas (45 dias pós-parto), durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) seguem com baixa adesão em Araras.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, os índices mostravam que apenas 2.092 crianças (26,71%), 321 gestantes (28,21%) e 45 (24,06%) foram imunizadas na cidade. Esses grupos devem ser vacinados até está sexta-feira (15).

“Estamos bem abaixo da nossa meta de imunizações neste público-alvo, que é de 90%. Precisamos da colaboração dos pais e também das gestantes e puérperas para aumentarmos estes índices. A imunização é muito importante, especialmente nessa época em que os problemas respiratórios são mais comuns. Até esta sexta-feira (15), as seis salas de vacina da rede municipal de saúde funcionam até as 20h para atender a população que precisa ser imunizada nesta fase”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Tavane Anselmo Malaguesse.

A partir de segunda-feira (18) até 5 de junho, é a vez dos professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos serem imunizados. Nesta etapa, o horário de funcionamento das salas de vacinação será das 8h às 15h30.

Vale lembrar que a vacina não previne contra o novo coronavírus, causador da covid-19, mas imuniza contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2, que podem provocar gripes e outras complicações respiratórias tão graves quanto o Sars-CoV-2.

Integrantes dos grupos prioritários da primeira e segunda fase da campanha, que são os caminhoneiros, os profissionais do transporte público, os portuários, integrantes das forças de segurança, as pessoas com doenças crônicas, a população privada de liberdade, indígenas e os idosos, ainda podem buscar uma unidade de saúde para receber a dose, se ainda não estiverem imunizados.

 

Locais onde são aplicadas as doses da vacina*:

– CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere)

– PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

– PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

– PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

– PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

– PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

* salas de vacina funcionam das 8h às 20h até esta sexta-feira (15)

Você também pode ler:

Basquete feminino: time sub-13 estreia em competições oficiais

O time feminino de basquete da Secretaria Municipal de Esportes estreou em competições oficiais neste mês de abril. Com

Ler mais...

Secretaria da Saúde confirma 1ª morte por dengue em Araras

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Araras. A vítima trata-se de um idoso

Ler mais...

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

A lista de classificação do Programa Casa Ararense foi divulgada nesta terça-feira (16). A listagem única pode ser conferida neste

Ler mais...

Mobile Sliding Menu