Araras ultrapassa 800 casos positivos de dengue

Categorias Saúde em
- Updated

Araras ultrapassou 800 casos de dengue este ano. Segundo dados da Secretária Municipal de Saúde, até esta quinta-feira (4), o município contabilizava 804 casos positivos da doença e outros 56 pacientes aguardavam resultado de exame para diagnóstico. São 313 casos a mais em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

A região norte, que engloba Jardim São João, Alto da Colina, Jardim Alvorada, Jardim Itapuã, Jardim Piratininga, Jardim São Pedro, Milton Severino, Parque das Árvores, Pedras Preciosas e Samantha, possui o maior número de confirmações, com 197 casos.

As equipes do setor de controle de endemias realizam diariamente visitas nas residências com o objetivo de eliminar objetos que possam acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya. Os agentes também executam a busca ativa por pessoas que possam estar com sintomas suspeitos, por exemplo, febre, dor no corpo, que viajaram no período de 15 dias ou receberam visita de moradores de outra cidade.

É importante reforçar que o papel da população também é fundamental para o combate do mosquito. Para acabar com a proliferação do inseto, é preciso evitar o acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e as caixa d’água devem ser vedadas.

Em caso de suspeita de dengue, o ararense deve procurar uma das unidades de atenção básica que estão funcionando normalmente (veja lista abaixo). É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade da rede municipal de saúde.

“É necessário ficar atento aos sintomas e procurar uma unidade básica de saúde. Por meio do exame específico e a notificação do caso, conseguimos seguir os protocolos previstos para impedir novos casos na região onde o paciente mora”, informou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Postos de atenção básica que atendem urgências:

CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Jardim Belvedere)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

UBS José Fiori (Jardim Fátima)

ESF Jerônimo Ometto (Jardim Cândida)

Centro de Saúde da Mulher (Jardim Sobradinho)

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu