Prefeitura de Araras amplia testagem e também novos leitos para pacientes com covid-19

Categoria Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras amplia a testagem para covid-19 e também o número de leitos para receber pacientes que precisam de internação. As novas ações foram divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo prefeito Junior Franco, pelo vice-prefeito Carleto Denardi e pelo secretário da Saúde, Itacil Zurita, e intensificam as medidas de combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da doença.

A administração municipal abriu licitação, na modalidade registro de preço, para a aquisição de até 20 mil testes, que serão solicitados pela Secretaria de Saúde junto ao laboratório vencedor do processo, conforme a necessidade.

Os exames serão destinados apenas a pacientes sintomáticos (com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e se enquadram nos grupos definidos pelo protocolo da Secretaria – entre eles, profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

A única exceção de testagem de assintomáticos será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou de familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença. A previsão é que ampla testagem comece a ser realizada nos próximos dias.

A avaliação dos casos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames. Pelo protocolo, os pacientes passam pelas tendas sentinelas, montadas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h, e recebem o primeiro atendimento médico. Casos que apresentam sintomas graves são encaminhados à Santa Casa – como já acontece desde o início do funcionamento das tendas. Já pessoas com sintomas leves são examinadas clinicamente no local pelo médico da tenda, recebem prescrição de medicamentos – de acordo com a avaliação do profissional – e são orientadas a cumprir isolamento domiciliar.

Todas as fichas de atendimentos das tendas sentinelas serão encaminhadas à equipe da Secretaria da Saúde, que vai avaliar os casos e agendar o teste para os pacientes que se enquadrarem nos grupos prioritários definidos pelo protocolo. Eles serão comunicados por telefone sobre o dia, horário e local onde farão o exame. A testagem vai acontecer no período da manhã, em dois locais: no PSF Jair Mourão (José Ometto) e Ambulatório Sólon de Oliveira (atrás do Centro de Saúde da Mulher, no Jardim Sobradinho).

O resultado será retirado no local onde o exame foi realizado e o paciente, caso tenha testado positivo, terá que assinar um termo de reponsabilidade se comprometendo a cumprir o isolamento domiciliar. Caso a recomendação seja desrespeitada, a Secretaria da Saúde pode entrar com ação judicial contra o paciente.

“Desde o começo desta pandemia, estamos agindo com responsabilidade e de acordo com orientações de profissionais que integram o comitê municipal para o combate ao coronavírus. Nosso objetivo é preservar vidas. Estamos ampliando a testagem para a população e também os leitos na Santa Casa. Precisamos, mais do que nunca, da colaboração de toda a população para vencermos esse vírus”, comentou o prefeito Junior Franco.

Além dos novos exames, a rede municipal já vem testando profissionais da área de saúde e de segurança, e pacientes internados por conta da doença, conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

 

Mais 16 novos leitos

A Prefeitura está implantando mais 16 leitos (6 de UTI e 10 semi-intensivos) para pacientes com covid-19 no Hospital São Luiz, por meio de parceria com a Santa Casa de Araras. Com isso, o local passa a disponibilizar 41 leitos para atender pessoas que necessitam de internação por conta da doença: 11 de UTI, 20 semi-intensivos equipados com respiradores e que podem se transformar em leitos de UTI também, se houver necessidade, e mais 10 de enfermaria covid.

“Ampliamos a parceria com a Santa Casa para aumentarmos a estrutura hospitalar voltada ao atendimento dos casos mais graves. Isso é importante para garantir toda a retaguarda necessária para pacientes com sintomas mais graves, mas não previne a disseminação do vírus na cidade. Apenas com a colaboração de todos poderemos evitar que mais pessoas se contaminem na cidade”, completou o secretário municipal de Saúde, Itacil Zurita. Ele, que testou positivo para a doença, retomou as atividades esta semana, após cumprir período de 15 dias de isolamento domiciliar.

A parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, que garante atendimento via SUS em Araras, foi ampliada desde o início da pandemia. No mês passado, ela possibilitou a instalação de 10 leitos semi-intensivos com respiradores no Hospital São Luiz – boa parte deles já ocupada por pacientes neste momento. Agora, são mais 10 leitos do mesmo modelo e outros seis de UTI para atender pessoas que já foram diagnosticadas com a doença ou aguardam resultado de exame e precisam de cuidados médicos mais intensivos.

Esses recursos, no entanto, são apenas uma parte dos investimentos feitos no local pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de R$ 2 milhões foram repassados à Santa Casa nos últimos meses – incluindo emendas parlamentares – para aquisição de equipamentos e insumos utilizados no atendimento a pessoas internadas com covid-19.

 

QUEM SERÁ TESTADO:

Pacientes SINTOMÁTICOS (COM SINTOMAS SUSPEITOS), que fazem parte dos seguintes grupos definidos segundo o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde:

– Idosos

– Cardiopatas

– Pacientes renais crônicos

– Pacientes imunodeprimidos

– Pacientes com doenças respiratórias

– Diabéticos

– Hipertensos

– Obesos

– Gestantes

– Crianças menores de dois anos

– Puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias)

 

– Familiares de pacientes internados ou que faleceram em decorrência da covid-19 – SINTOMÁTICOS E ASSINTOMÁTICOS (SEM SINTOMAS)

 

FLUXO PARA TESTAGEM:

– Pacientes passarão pelas tendas sentinelas (Santa Casa e UPA)

– Fichas serão encaminhadas à equipe da Secretaria Municipal da Saúde, que vai avaliar os casos e direcionar para testagem os pacientes que se enquadrarem no protocolo

– Pacientes serão comunicados, por telefone, sobre o horário e o local para testagem

– Resultado será retirado na unidade onde aconteceu a testagem e o paciente terá que assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a ficar em isolamento por 14 dias. Em caso de descumprimento, a Secretaria poderá acionar a Justiça

 

DOIS PONTOS DE TESTAGEM, das 7h às 12h:

– Ambulatório Sólon de Oliveira

– PSF Jair Mourão

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu