Secretaria de Saúde vai acionar a Justiça se infectado não cumprir isolamento social

Categorias Saúde em

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai acionar a Justiça quando um cidadão infectado com o vírus da covid-19 não cumprir o isolamento social determinado pelo médico. O objetivo é obter uma determinação judicial obrigando o infectado a permanecer em isolamento em sua residência durante um período de pelo menos 14 dias.

Tem situação em que o infectado está em estado grave e necessita ser internado de imediato. Mas, na maioria das vezes em que alguém confirma estar com o vírus, os sintomas são mais leves e a recomendação é se tratar em casa e permanecer em isolamento, impedindo que outras pessoas de seu convívio sejam infectadas.

Entretanto, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vem enfrentando dificuldades com algumas pessoas que diagnosticaram positivo com o vírus covid-19. Todas as pessoas contaminadas assinam um compromisso de isolamento, mas muitas não respeitam essa determinação médica e continuam com sua rotina considerada normal, colocando outras pessoas em risco. A Secretaria de Saúde não tem medidas legais para exigir esse isolamento, então a alternativa é buscar a Justiça.

No caso de pacientes que apresentam sintomas leves e que não necessitam de internação, eles são considerados curados após o período de 14 dias de isolamento, desde que o paciente não apresente mais nenhum sintoma da doença. Depois desses 14 dias, ele pode voltar a conviver com a sociedade, desde que esteja bem. Este tempo é o período de transmissão do vírus.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do Boletim Médico do dia 6 de julho, Araras já registrou 617 casos confirmados. Desse total, mais da metade (360) já está recuperada e já voltou à sua rotina normal, ou seja, está fora do período de transmissão do vírus. Além dos recuperados, o boletim registra que 216 pessoas infectadas estão no período de 14 dias de isolamento social. São essas pessoas que a Secretaria de Saúde monitora para o cumprimento do isolamento, a fim de evitar uma propagação maior da doença.

Até o momento, a Procuradoria do Município não precisou entrar com nenhuma ação, mas já está preparada para tal atitude caso haja constatação do descumprimento do isolamento.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu