Covid-19: Prefeitura inicia nova etapa de testagem em massa destinada a pessoas sem sintomas da doença

Categoria Saúde Publicado em

Depois de ampliar a testagem de pacientes suspeitos de covid-19, a Prefeitura de Araras inicia também a fase de exames para pessoas que não têm sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

A primeira fase da testagem de assintomáticos por livre demanda (sem a necessidade de agendamento prévio) acontece neste sábado (19), na carreta itinerante que está em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger. A unidade foi contratada pela administração municipal, por meio de licitação, para suprir a demanda de Araras.

Neste sábado (19), serão disponibilizados 350 testes gratuitos – limite diário de análises processadas pela carreta – para pessoas sem sintomas da doença, que devem retirar senha no local a partir das 7h do mesmo dia – elas serão distribuídas conforme a ordem de chegada.

Os exames serão realizados no local, das 8h às 16h, seguindo também a ordem dessas senhas e o horário impresso nelas para a realização dos testes na carreta. Para retirá-la, é necessário apresentar comprovante de residência e documento pessoal com foto (RG). A ação respeitará protocolos de distanciamento social e de higiene, como disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade de uso de máscara facial, para combater o novo coronavírus.

Pacientes que retirarem a senha neste sábado e não comparecerem no horário agendado do exame não poderão realizar o teste em outras agendas que serão abertas para livre demanda.

Além dos 350 exames para assintomáticos (sem sintomas) disponibilizados neste sábado, a equipe da Secretaria da Saúde também estará no local para fazer o cadastro de pessoas interessadas em realizar o exame em outras datas, que serão marcadas nos próximos dias conforme a disponibilidade da agenda. Ao todo, haverá 1.000 cadastros disponíveis para esses exames posteriores.

 

Pacientes com sintomas suspeitos

Para pacientes que apresentam sintomas suspeitos da covid-19, continua valendo o mesmo protocolo adotado desde o início da testagem em Araras. Eles devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e serão triados pela equipe da Secretaria de Saúde para agendamento do exame – os pacientes serão comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo se não apresentarem sintomas.

 

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu