Sindicatos acatam decisão judicial e decretam fim da greve dos Correios

Categorias Brasil em

Um dia após o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinar o fim da greve dos Correios, a maioria dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) decretou o fim da greve e encerrou a paralisação iniciada há 35 dias.

Segundo a federação, os sindicatos que ainda estão em assembleia, como o do Paraná e o da Bahia, devem seguir a orientação da Fentect para retomada das atividades.

Em nota, a entidade afirma que a decisão do TST – que aprovou um reajuste de 2,6% para os trabalhadores – não contempla a categoria e que irá recorrer.

“Vamos acreditar na luta sempre e observar o que tem de remédio jurídico para a gente. Perdemos essa batalha, mas muitas ainda virão. Há muitos desafios pela frente, como não deixar a empresa ser vendida”, disse José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Fentect.

Também nesta terça-feira, os Correios afirmaram, em nota, que a maior parte dos funcionários que havia aderido à greve retornou ao trabalho, o que corresponde a 92,7% dos trabalhadores da estatal.

Greve não abusiva
Na decisão de segunda-feira, o TST afirmou que a greve não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada.

Relatora do processo, a ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva – o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas.

A magistrada disse que a paralisação foi a única solução encontrada pelos trabalhadores, diante do fato de que a empresa tinha retirado praticamente todos os direitos adquiridos da categoria.

“É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados”, afirmou.

Você pode ler também!

Saema orienta moradores sobre o consumo consciente de água

A chuva dos últimos dias não foi o suficiente para recuperar os reservatórios da região e, por isso, o

Read More...

Duas salas de vacina funcionam até as 20h nesta semana para atender crianças e adultos

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o horário de duas salas de vacinação nesta semana para atender crianças e

Read More...

Obra do Sabaz Leste interdita trânsito na Avenida Augusta Viola da Costa

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) informa que, nesta terça-feira (20), a partir das

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu