Ararense lidera projeto de fiscalização de obras públicas do TCESP

Categoria Região Publicado em

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), sob a liderança do ararense Tedy Colombini, vem desenvolvendo um sistema que tem como objetivo prevenir possíveis desvios de recursos na execução de obras públicas no Estado e em seus 644 municípios fiscalizados.

“Somente em 2019, foram informados ao TCESP quase 8 mil contratos de obras, que totalizam mais de 10 bilhões de reais. Esses contratos apresentam extensas planilhas orçamentárias com preços de todos os itens utilizados na obra. A fiscalização manual desses contratos é improdutiva, limitada e sujeita a erros”, explica Tedy Colombini, que tem graduação em Ciências da Computação e atualmente cursa pós-graduação em Perícia Digital e Computação Forense.

O FARO (Ferramenta de Análise de Risco de Obras), projeto que vem sendo liderado por ele, utiliza sistemas de inteligência e banco de dados para cruzamento de informações, com bases em tabelas de referência, orçamentos e valores unitários de obras públicas, e permite identificar casos que se desviam do padrão de normalidade, tornando a fiscalização mais abrangente e efetiva.

Este projeto foi um dos 30 selecionados, entre os mais de 1300 inscritos, para o 6º Seminário Internacional de Análise de Dados da Administração Pública – evento organizado anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A apresentação, feita por Tedy Colombini no último dia 29, foi transmitida ao vivo no canal do TCU na plataforma Youtube.

“O próximo passo será processar automaticamente outros documentos referentes às obras, como termos aditivos e planilhas de medição, para que a fiscalização eletrônica seja cada vez mais rigorosa”, completa o agente de fiscalização.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu