Covid-19: carreta itinerante está na Praça Jorge Assumpção, com 100 testes diários para pessoas sem sintomas

Categoria Saúde Publicado em

A partir desta segunda-feira (26), a carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 está instalada na Praça Jorge Assumpção, zona leste da cidade, onde fica até o próximo sábado (31).

No local, continua sendo feita a testagem por agendamento, de pessoas que tem sintomas da doença e que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, pessoas assintomáticas, ou seja, sem sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, também podem fazer o teste que identifica se já tiveram ou não contato com o vírus e se estão ou não em fase de transmissão da doença.

Nesses casos de pessoas sem sintomas, não é necessário realizar agendamento, ou seja, basta se dirigir até a carreta portando documento de identificação e o cartão do SUS, pra quem tiver. De segunda a sexta-feira estarão disponíveis 100 exames para atender essa livre demanda de assintomáticos. Já no sábado (31) essa quantia será ainda maior, com 400 testes gratuitos disponibilizados.

O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pela Praça Dr. Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; pelo Parque Ecológico Gilberto Rüegger Ometto; e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita. A Praça Jorge Assumpção, atual endereço da carreta, é fica no final da Avenida Augusta Viola da Costa, no bairro José Ometto.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu