Covid-19: carreta itinerante está na Praça Jorge Assumpção, com 100 testes diários para pessoas sem sintomas

Categorias Saúde em

A partir desta segunda-feira (26), a carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 está instalada na Praça Jorge Assumpção, zona leste da cidade, onde fica até o próximo sábado (31).

No local, continua sendo feita a testagem por agendamento, de pessoas que tem sintomas da doença e que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, pessoas assintomáticas, ou seja, sem sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, também podem fazer o teste que identifica se já tiveram ou não contato com o vírus e se estão ou não em fase de transmissão da doença.

Nesses casos de pessoas sem sintomas, não é necessário realizar agendamento, ou seja, basta se dirigir até a carreta portando documento de identificação e o cartão do SUS, pra quem tiver. De segunda a sexta-feira estarão disponíveis 100 exames para atender essa livre demanda de assintomáticos. Já no sábado (31) essa quantia será ainda maior, com 400 testes gratuitos disponibilizados.

O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pela Praça Dr. Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger; pelo Parque Ecológico Gilberto Rüegger Ometto; e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita. A Praça Jorge Assumpção, atual endereço da carreta, é fica no final da Avenida Augusta Viola da Costa, no bairro José Ometto.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você pode ler também!

Ladrão que furtou pedalinho em Rio Claro para escapar da GCM continua foragido

Continua foragido o ladrão que escapou da Guarda Civil Municipal de Rio Claro ao utilizar um pedalinho e adentrar

Read More...

Bellagamba assume cargo de prefeito de Rio Claro

Conforme o JC noticiou ontem (2), a Justiça determinou o afastamento de Juninho por conta da investigação do Ministério

Read More...

Comitê de SP recomenda reuniões de Natal e ano-novo com até 10 pessoas

O Centro de Contingência de Combate à Covid-19, montado pelo governo João Doria (PSDB) para coordenar ações contra a

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu