Covid-19: carreta funciona neste sábado para testar pessoas que não têm sintomas da doença

Categorias Saúde em

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 disponibiliza mais 400 testes para pessoas que não têm sintomas da doença neste sábado (7).

A testagem acontece na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, e as senhas começam a ser distribuídas às 7h. Os exames acontecem no mesmo dia, das 8h às 16h, seguindo agendamento prévio informado nas próprias senhas.

De segunda a sexta-feira, a carreta realiza testes de pessoas com sintomas suspeitos, como febre e problemas respiratórios, que passaram pela tenda sentinela e tiveram o exame agendado pela equipe da Secretaria da Saúde, além de ações especiais para assintomáticos – são 100 senhas diárias para eles. Aos sábados, o serviço é destinado exclusivamente para ararenses que não apresentam sintomas.

O serviço de testagem em massa faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pelo Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, pela Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu