Artistas assumem autoria do misterioso monólito que surgiu no deserto dos EUA

Categorias Mundo em
- Updated

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais recentemente, a aparição – e o posterior desaparecimento – do “monólito de Utah” ganhou um novo capítulo nos últimos dias, que desvenda o mistério por trás do surgimento de uma estrutura de aparência metálica no meio do deserto.

O The Most Famous Artist, um coletivo de artistas sediado em Santa Fé, no estado americano do Novo México, assumiu a autoria pela construção e instalação da peça.

Em uma conta no Instagram, o grupo vem, desde a última sexta-feira (4), publicando fotos do que seria a fabricação do objeto e sua instalação. Desde as primeiras notícias sobre o assunto, autoridades afirmaram que a instalação da obra foi ilegal.

Com postagens irônicas, o grupo revela bastidores da construção da obra. Em uma das fotos compartilhadas, a legenda pergunta: “quer dizer que isso (o monólito) não foi feito por aliens?”, enquanto mostra um homem soldando a peça.

O coletiva de artistas também divulgou uma página intitulada “monólitos como um serviço”, onde aparecem algumas fotos das peças de aparência metálica que viralizaram. Em uma postagem o grupo diz ser possível a compra de um dos monólitos por US$ 45 mil (cerca de R$ 232 mil) – o que aparenta ser mais uma brincadeira.

“Somos a comunidade criativa global por trás das façanhas de arte mais dignas de manchete do mundo”, se autodescreve o The Most Famous Artist em seu site.

Ao site Mashable, Matty Mo, um dos responsáveis pelo grupo, comentou a ação.

“Qual maneira melhor de terminar esse ano tão maluco que deixar todo mundo pensar por um momento que aliens fizeram contato conosco, só para ficar desapontado em seguida vendo que é só The Most Famous Artist fazendo truques de novo?”, disse Mo.

Aparição misteriosa
No final de novembro, uma misteriosa estrutura de aparência metálica apareceu no meio do deserto de Utah, no oeste dos Estados Unidos, sem explicação sobre sua origem. Com cerca de três metros de altura e 45 centímetros de largura, o monumento gerou diversas especulações – e alguns até sugeriram que pudesse ter origem alienígena.

Autoridades nunca conseguiram dar explicações sobre a peça, mas sempre acreditaram haver um grupo de artistas por trás.

Uma das referências mais citadas sempre foram o livro e o filme “2001: Uma odisseia no espaço”, do diretor Stanley Kubrick e do escritor Arthur C. Clarke, que tem o surgimento de um misterioso monólito na trama.

Monólito é o nome dado para estruturas constituídas por apenas uma pedra gigante. No caso de Utah – e também no de uma peça similar que surgiu dias depois na Romênia – as estruturas pareciam ter aparência metálica, mas ainda assim ficaram conhecidas dessa forma.

O objeto em Utah foi primeiramente avistado em um voo do Departamento de Segurança Pública (DPS) do estado, no final de novembro. Alguns dias depois, mesmo sem a divulgação das coordenadas exatas onde o monólito estava localizado, exploradores chegaram até ele.

Com o assunto ainda em alta, em 28 de novembro o Bureau of Land Management (BLM), agência responsável pela gestão de terras públicas em Utah, anunciou que a obra havia sido removida por uma “parte desconhecida”.

“Recebemos relatórios confiáveis de que a estrutura instalada ilegalmente, conhecida como ‘monólito’, foi removida das terras públicas”, disse o órgão em um post nas redes sociais.

“O BLM não retirou a estrutura, que é considerada propriedade privada”, esclareceu a entidade.

Você pode ler também!

Parque D. Pedro Shopping oferece serviços de compra online e retirada de produtos

O Parque D. Pedro Shopping segue investindo em medidas que garantam conforto e praticidade para consumidores durante as compras.

Read More...

Operações de alimentação do Shopping Rio Claro oferecem atendimento pelo WhatsApp

Para atender aos clientes com comodidade neste período, o Shopping Rio Claro disponibiliza o contato das lojas pelo WhatsApp

Read More...

Mulheres que inspiram. McDonald´s apresenta histórias de superação, transformação e sucesso

São muitas as histórias de mulheres que trabalham na Arcos Dorados e que têm trajetórias de sucesso. Elas estão

Read More...

Mobile Sliding Menu