Baixo nível de reservatórios faz ONS prever ‘dificuldade’ no fornecimento de energia

Categoria Brasil Publicado em

Em carta enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta preocupação com o abastecimento de energia elétrica no país.

No documento, obtido pela TV Globo, o órgão prevê “dificuldade no atendimento eletroenergético, pelo menos até o final deste ano” em razão do baixo nível dos reservatórios.

O documento embasou a decisão da Aneel de autorizar cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça-feira (1º).

Em 26 de maio, a Aneel havia anunciado que não haveria esse tipo de cobrança até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Importação e acionamento das térmicas
O ONS diz que a situação crítica nos dois subsistemas persiste mesmo com as medidas já adotadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Em outubro, o comitê autorizou o acionamento de usinas térmicas, cuja energia é mais cara, e a importação de energia da Argentina e do Uruguai.

Por essa razão, o ONS julga necessário o acompanhamento da evolução das condições hidroenergéticas no decorrer do mês de dezembro e considera importante a avaliação “por parte do CMSE da adoção de medidas adicionais visando a garantia do atendimento eletroenergético do SIN [Sistema Interligado Nacional] neste horizonte, bem como no início do ano de 2021”.

Na última sexta-feira, o CMSE realizou uma reunião extraordinária e decidiu propor o acionamento de térmicas que utilizam gás natural liquefeito — que precisam ser acionadas com 60 dias de antecedência — e a flexibilização de restrições hidráulicas das usinas hidrelétricas da bacia do São Francisco, de Ilha Solteira e de Três Irmãos.

O ONS avalia ainda no documento que, em outubro, a chamada Energia Natural Afluente, que mede a capacidade de geração da energia a partir da vazão de água de uma bacia para um reservatório, atingiu o mais baixo patamar dos últimos 90 anos. Em novembro, apresentou o segundo pior desempenho no mesmo período.

“Essa situação de afluências críticas vem acarretando um acentuado esvaziamento dos principais reservatórios do SIN, através da qual é possível verificar a deterioração das condições de armazenamento dos principais reservatórios de usinas que compõem os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul”, diz o órgão.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu