Doença misteriosa é ligada a 1 morte e centenas de hospitalizações na Índia

Categorias Mundo em

Autoridades do estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, relacionam a morte de um homem na cidade de Eluru a uma doença ainda não identificada. Segundo informações do jornal local The Hindu, até esta segunda-feira (7), 315 outras pessoas já haviam sido hospitalizadas na mesma região com sintomas semelhantes – incluindo 46 crianças e 70 mulheres.

De acordo com relatos de médicos, os pacientes apresentaram desmaios, tonturas, dores de cabeça e sintomas de epilepsia. Após testes, está descartada qualquer ligação entre as hospitalizações com o novo coronavírus, que causa a Covid-19.

Parte dos pacientes já recebeu alta e a maioria dos infectados se encontra em condição estável de saúde.

Originalmente, as principais hipóteses investigadas eram contaminações massivas pela água ou pela poluição do ar. No entanto, análises preliminares de amostras de sangue não detectaram infecções virais.

“Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram”, disse o ministro da Saúde de Andhra Pradesh, Alla Kali Krishna Srinivas, em pronunciamento reproduzido pela emissora britânica BBC.

“É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório revelarão o que é”, acrescentou Srinivas, que disse que monitora os casos com o ministro-chefe que governa o estado, Y.S. Jagan Mohan Reddy.

O presidente da Cruz Vermelha Indiana, M. Jaya Prakash, também investiga a situação nas áreas afetadas.

Ao The Hindu, um médico envolvido nos atendimentos pediu calma à população: “os pacientes reclamam de tontura e dor de cabeça. A taxa de recuperação é boa e não há necessidade de pânico”, disse.

No Twitter, N Chandrababu Naidu, presidente do partido opositor Telugu Desam Party, cobrou investigações.

“A situação em Eluru está piorando. Exijo uma investigação imparcial e completa sobre o incidente. (Seja em) inundações, ciclones ou crise de saúde, o governado foi pego cochilando em situações de emergência”, escreveu o opositor.

Quando Naidu publicou as postagens, a hipótese mais provável ainda era a contaminação pela água.

“Pode haver um fracasso mais infeliz e maior do que este? O incidente de contaminação da água de Eluru exige uma declaração de Emergência de Saúde em Andhra Pradesh”, acrescentou.

Você pode ler também!

Comércio fechado e escolas abertas: como fica SP na fase vermelha

O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (3) a regressão de todo o estado para a fase vermelha

Read More...

Governo decide comprar ‘todas as vacinas disponíveis’ da Pfizer e da Janssen

O Ministério da Saúde decidiu comprar "todas as vacinas disponíveis" dos laboratórios Pfizer/BioNTech e Janssen-Cilag, braço farmacêutico do grupo

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu assina protocolo de intenções para aquisição de vacinas

Nesta quarta-feira (3), o prefeito Pedrinho Eliseu assinou um protocolo de intenções para aquisição de vacinas contra a Covid-19

Read More...

Mobile Sliding Menu