Especialista da Cocre dá 05 dicas para economizar nas férias

Categoria Cidade Publicado em

Planejamento de viagem prático é essencial para não virar o ano no vermelho

Sim, é possível sair de férias, viajar e economizar. É o que afirma o gerente financeiro da Cocre, Cooperativa de Crédito do Sistema Sicoob, Felipe Bianchim. Ele dá cinco dicas de como viajar e se divertir neste período sem começar o ano com dívidas de tirar o sono.

“Ao contrário da maneira como muitos agem, férias não têm que ser aquela farra da gastança. Não é porque estamos viajando que precisamos comer, comprar ou ir a todos os lugares, é preciso planejar”, diz o gerente.

A cautela é a primeira dica, pois as férias, geralmente, coincidem com o final ou com o início do ano, épocas em que os gastos extras com festividades, presentes, amigos secretos, confraternizações, IPTU, IPVA, material escolar e matrículas aumentam muito, impactando no orçamento doméstico. “Por isso, mesmo para quem recebe 13º Salário e PLR, é preciso fazer as contas, pois os gastos extras podem extrapolar os benefícios”, destaca.

Então, como fazer para aproveitar as merecidas férias sem perder o controle financeiro? Felipe dá a segunda e a terceira dica em seguida. “Analise se o seu orçamento é capaz de pagar todos os gastos extras. É preciso lembrar que uma viagem tem consumos que vão além da hospedagem e da locomoção. A alimentação no local é uma das grandes inimigas do bolso. Procure pesquisar, antes mesmo de chegar ao destino, lugares para comer mais em conta e que caibam no seu bolso. Outra vilã é a bebida alcoólica. Antes de fazer o pedido, pergunte o valor daquele drink lindo e até mesmo da cervejinha, pois pode ser bem mais alto do que você está acostumado a pagar”, orienta.

Outra situação que o gerente adverte é em relação aos passeios que não faziam parte do pacote adquirido. “A quarta dica é que você pode pesquisar e até comprar os passeios antes da viagem. Fale com seu agente ou com pessoas que já estiveram no destino, há vários tipos de atrações, das mais simples às mais luxuosas. Se você conseguir comprá-las e pagá-las antes da viagem, de maneira planejada, será bem melhor”, aconselha.

“Minha última e quinta dica: segure a impulsividade de comprar presentinhos para todo mundo, pense se é realmente necessário. Essa prática está em desuso, poucas pessoas ficam esperando receber um souvenir da sua viagem”, diz.

Mas, se a viagem que era para ser de diversão, virar um pesadelo financeiro, o especialista ensina como reverter a situação. “Não se desespere. Você precisará se conter a partir de agora. Pense em reduzir gastos extras, como as saídas nos finais de semana. Também economize nos presentes de Natal e nas festas. Mas, se essas medidas são poucas para te ajudar, converse com sua instituição financeira sobre algum produto que seja viável e que tenha juros mais baixos que o cartão de crédito e cheque especial. E lembre-se, caso o empréstimo do banco seja a melhor opção, você precisará ter ainda mais disciplina a partir de então, senão entrará em um círculo vicioso e dificilmente conseguirá sair”, explica Bianchim.

“Todos nós trabalhamos e gostamos de gastar nosso dinheiro para nos dar satisfação. E não há nada de errado nisso. Apenas veja se o valor a ser gasto cabe no seu orçamento e se não irá fazer falta para as contas de dezembro e janeiro. Caso perceba que não fará falta, aproveite para se divertir com a família”, finaliza.

Resumo: 05 dicas para manter o equilíbrio financeiro nas Férias

1. Cautela na hora de decidir a viagem: faça um balanço da viagem e lembre-se dos gastos extras de dezembro e janeiro.

2. Analise se o seu orçamento é capaz de pagar todos os gastos extras.

3. Tome cuidado com o gasto com alimentação e bebida alcoólica.

4. Pesquise ou compre os passeios extras antes da viagem.

5. Abandone a prática de compra de souvenirs, está em desusos trazer presente para todo mundo que conhece.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu