Terminal Urbano João Franchozza fará integração com bairros da região leste

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Inauguração aconteceu nesta terça-feira (22), na presença de familiares do radialista “Colêra”, que dá nome ao terminal; integração entre os bairros da região acontecerá após normalização da circulação dos ônibus afetada pela pandemia

O Terminal Leste de Integração Urbana João Franchozza (Colêra), construído na região leste da cidade, está pronto para iniciar as operações e foi inaugurado na manhã desta terça-feira (22). Estrategicamente localizado no bairro José Ometto, o novo terminal está bem próximo da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Araras), do Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini e da UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza.

O objetivo é facilitar o acesso a esses locais, mas principalmente promover a integração entre os bairros da região e o novo terminal. Ele também terá ligação direta com o Terminal Urbano Prefeito Milton Severino, localizado ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Nelson Ruegger.

Segundo o TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras), aproximadamente 10 mil pessoas utilizam o transporte público diariamente na região do novo terminal. “Essas pessoas terão mais comodidade e economia de tempo nos deslocamentos pela cidade”, garantiu Rogério Degaspari, presidente do TCA.

“Essa região da cidade tem mais de 40 mil moradores e são eles que mais dependem do transporte público. Quando assumimos a Prefeitura estava sendo feito aqui a terraplanagem. Apesar dos contratempos e do pouco tempo de mandato, a administração Junior Franco concluiu essa obra e hoje estamos entregando pronta para ser usada”, disse o prefeito em exercício Carleto Denardi.

A obra do novo terminal foi gerenciada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e conta com duas plataformas cobertas, banheiros, locais para venda de bilhetes, para o setor administrativo e dois boxes para comércio, como lanchonetes. Para o funcionamento desses box será aberto um processo de licitação pelo próprio TCA.

No final do mês de setembro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas concluiu a nova alça de acesso em frente ao novo terminal, o que permite a conversão dos ônibus com mais facilidade.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e da consequente diminuição na utilização do transporte público na cidade, os ônibus estão circulando em número reduzido em Araras e, assim, de início, o novo terminal não trabalhará com sua capacidade máxima.

A integração com todos os bairros da região leste só ocorrerá efetivamente depois que a situação for normalizada e que uma nova frota estiver disponível para atender essa demanda. Já existe um financiamento da Caixa Econômica Federal assinado e liberado para a Prefeitura de Araras adquirir novos ônibus para o TCA no início de 2021.

 

Homenagem ao “Colêra”

O Terminal Leste de Integração Urbana João Franchozza (Colêra) é uma homenagem a um dos maiores nomes do rádio ararense. A família do músico e comunicador esteve presente na cerimônia de inauguração e o filho João Marcelo Franchozza fez um discurso emocionado. “Trabalhei 35 anos ao lado dele na rádio todos os dias e o ‘Colêra’ trabalhou a vida toda, até poucos dias antes de morrer. Estou muito feliz com essa homenagem e ao mesmo tempo triste em não ter mais meu pai aqui conosco”, disse ele. As filhas Fernanda e Meire também estavam presentes da inauguração.

João Franchozza nasceu em 23 de junho de 1931, na cidade de Leme. Aos 20 anos mudou-se para Araras onde começou a trabalhar e constituiu família. Casou-se com Maria Terezinha Camargo Franchozza, com quem teve três filhos: Fernanda Elizabeth, João Marcelo e Meire Terezinha.

A família e o rádio foram os grandes amores do radialista “Colêra”, como era conhecido. Ele se tornou um ícone da comunicação não só em Araras, mas em toda região, levando informações aos seus ouvintes diariamente, logo pela manhã. Era sucesso absoluto de audiência na Rádio Clube Ararense, empresa da qual também era o proprietário.

Amava Araras e de diversas formas pode colaborar com o desenvolvimento da cidade e fazer parte de sua história. Está eternizado na memória de muitos e agora também no novo terminal urbano da cidade. João Franchozza faleceu em Araras no dia 4 de janeiro de 2019, aos 86 anos.

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu