União Europeia começa a vacinar sua população contra o novo coronavírus

Categoria Mundo Publicado em
- Updated

Os países da União Europeia (UE) deram início a uma campanha massiva de vacinação neste domingo (27), com aposentados e médicos fazendo fila para tomar as primeiras doses de vacina contra o novo coronavírus. No Brasil, ainda não há data para início da vacinação.

“Graças a Deus”, disse Araceli Hidalgo, de 96 anos, ao se tornar a primeira pessoa na Espanha a receber uma vacina. Ela disse aos funcionários de sua casa de repouso em Guadalajara, perto de Madrid, que não havia sentido nada. “Vamos ver se conseguimos fazer esse vírus ir embora.”

Na Itália, primeiro país da Europa a registrar um número significativo de infecções, a enfermeira Claudia Alivernini, de 29 anos, foi uma das três funcionárias da saúde a receber as primeiras vacinas da Pfizer/BioNTech.

“É o começo do fim… foi um momento histórico e emocionante”, disse ela no hospital Spallanzani de Roma.

A região de 450 milhões deve receber 12,5 milhões de doses até o final do ano, o suficiente para vacinar 6,25 milhões de pessoas com base no esquema de duas doses. As empresas estão lutando para atender à demanda global e pretendem fazer 1,3 bilhão de doses no próximo ano.

O bloco fechou contratos com uma série de fabricantes de medicamentos além da Pfizer, incluindo Moderna e AstraZeneca, para um total de mais de 2 bilhões de doses de vacina e definiu uma meta para que todos os adultos sejam inoculados durante 2021.

Embora a Europa tenha alguns dos sistemas de saúde com melhores recursos do mundo, a escala do esforço para vacinar toda a população fez alguns países pedirem ajuda a médicos aposentados, enquanto outros afrouxaram as regras sobre quem pode aplicar as injeções.

Com pesquisas apontando altos níveis de hesitação em relação à vacina em países como França e Polônia, os líderes dos 27 países da União Europeia estão promovendo-a como a melhor chance de voltar a algo como a vida normal no próximo ano.

“Estamos começando a virar a página em um ano difícil”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia que coordena o programa de vacinação, em um tuíte. “A vacinação é a forma duradoura de sair da pandemia.”

Depois que os governos europeus foram criticados por não trabalharem juntos para combater a disseminação do vírus no início de 2020, o objetivo desta vez é garantir que haja igualdade de acesso às vacinas em toda a região.

“Temos uma nova arma contra o vírus: a vacina. Precisamos nos manter firmes, mais uma vez”, tuitou o presidente francês Emmanuel Macron, que testou positivo para o novo coronavírus neste mês e saiu da quarentena na véspera de Natal.

“Completamente indolor”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos, após ser vacinado em um hospital em Atenas.

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu