Boris Johnson anuncia novo lockdown na Inglaterra para conter variante do coronavírus

Categorias Mundo em
- Updated

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou nesta segunda-feira (4) um novo lockdown na Inglaterra, instruindo as pessoas a ficarem em casa com o objetivo de tentar conter a variante mais contagiosa do coronavírus identificada recentemente.

A medida anunciada passa a valer a partir desta terça-feira (5), mas a recomendação é de que todos fiquem em casa, se possível, imediatamente.

Veja as restrições do terceiro lockdown na Inglaterra:

todos devem permanecer em casa, salvo exceções autorizadas (veja abaixo).
escolas fecham imediatamente e migrarão para o ensino remoto de forma integral até, pelo menos, meados de fevereiro; provas estão suspensas.
restaurantes, bares e cafés fecham e não poderão servir em seus salões (veja mais abaixo).
locais de prática esportiva ao ar livre, como campos de golfe e quadras de tênis, ficarão fechados.
a prática de esportes coletivos fica proibida para amadores.
As pessoas serão autorizadas a sair de casa apenas em caso de necessidades médicas, compra de alimentos, prática de exercício físico e trabalho presencial, quando este for indispensável.

Creches continuam recebendo crianças e restaurantes, bares e cafés poderão funcionar apenas para sistema de entrega ou retirada de alimentos – a venda de bebidas alcoolicas só poderá ser realizada no caso das entregas. Esportes coletivos só serão permitidos no nível profissional, como as partidas de futebol da Premier League, o campeonato inglês.

Algumas atividades ficarão proibidas ou restritas até meados de fevereiro, prazo no qual os quatro grupo prioritários para imunização receberão a primeira dose da vacina contra a doença, segundo o primeiro-ministro.

Esses grupos prioritários são os cidadãos a partir de 50 anos e mais velhos, funcionários de asilos, trabalhadores de serviços de saúde e pessoas entre 16 e 64 anos com comorbidades.

“Devemos entrar em um lockdown nacional, o que será o suficiente para conter essa variante”, disse Johnson em um discurso na televisão. “Isso significa que o governo está mais uma vez instruindo você a ficar em casa.”

O primeiro-ministro disse que “as semanas que se seguem serão as mais difíceis”.

A premiê escocesa Nicola Sturgeon anunciou nesta segunda que a Escócia também entraria em lockdown, e que agora é lei que todos os residentes que vivem no território escocês devem “ficar em casa”.

A Irlanda do Norte fechou escolas e o País de Gales discute que medidas de restrição irá tomar para conter a disseminação da Covid-19.

Enquanto isso, as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca foram administradas no Reino Unido. Pouco mais de meio milhão de doses estão disponíveis a partir desta segunda, no que Matt Hancock, o secretário de saúde, descreveu como um “momento crucial” na luta do Reino Unido contra o coronavírus.

Você pode ler também!

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos

A Prefeitura de Araras publica, nesta quarta-feira (22), edital de processo seletivo para admissão e formação de cadastro de

Read More...

Saema recomenda uso de água de reuso no dia-a-dia

O período de forte estiagem levou o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) a estabelecer

Read More...

Secretário do Meio Ambiente e Agricultura participa do lançamento do projeto São Paulo Ambiental

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin, participou nesta sexta feira (24) do evento São Paulo Ambiental,

Read More...

Mobile Sliding Menu