“Janeiro Roxo”, Campanha de Combate a Hanseníase começa em Araras

Categoria Saúde Publicado em

Com o slogan “Hanseníase, é preciso conhecer para não discriminar” começa em Araras o “Janeiro Roxo”, campanha de combate à doença mobilizada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a fim de conscientizar a população, durante todo o mês de janeiro, as unidades de saúde da cidade adotaram a cor roxa. O “Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase” é comemorado sempre no último domingo de janeiro – em 2021, dia 31.

 

O que é a Hanseníase?

A hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. A hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com diagnostico e tratamento precoces. A transmissão é por meio das vias respiratória: tosse ou espirro. Manifesta-se, geralmente, com aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao teto, dificuldades para segurar objetos (sintomas iniciais).

Outros sinais da infestação, considerados tardios, são caroços e inchaços no corpo – em alguns casos avermelhados e doloridos -, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, dor e “sensação de choque”, fisgadas e “agulhadas” ao longo  dos nervos dos braço, pernas e pés.

Mais informações sobre o “Janeiro Roxo” em Araras podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu