Variante do coronavírus é encontrada em pessoas no Japão que estiveram no Brasil

Categorias Mundo em

Infectados estiveram no Amazonas. Governo brasileiro diz que pediu às autoridades japonesas informações sobre os locais por onde os quatro viajantes passaram para fazer o rastreamento dos contatos. Vírus tem mutação semelhante à das variantes do Reino Unido e África do Sul consideradas mais contagiosas.

O governo japonês anunciou neste domingo (10) que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil e voltaram ao Japão em 2 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, os quatro infectados estiveram no Amazonas — não há detalhes sobre as cidades por onde eles passaram. Os pacientes apresentaram uma variante semelhante às que se disseminaram rapidamente no Reino Unido e na África do Sul e que preocupam pela maior capacidade de contágio (saiba mais detalhes adiante nesta reportagem).

Segundo o governo japonês, esses pacientes são:

Um homem com cerca de 40 anos que chegou ao Japão sem sintomas, mas que, posteriormente, foi internado com dificuldades para respirar;
Uma mulher com cerca de 30 anos, com dor de garganta e dor de cabeça;
Um jovem de idade entre 10 e 19 anos, com febre;
Uma jovem também com idade entre 10 e 19 anos, assintomática.
O Ministério da Saúde informou nesta tarde, por meio de nota, que pediu ao Japão dados de nacionalidade dos viajantes e dos locais de deslocamento no Brasil para rastreamento dos contatos. A pasta também disse comunicou outros centros de vigilância pelo país e reforçou que “não há nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas ainda em estudo contra a Covid-19”.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas afirmou ao G1 que não recebeu nenhuma notificação sobre os quatros casos da variante e disse que “está apurando junto ao Consulado do Japão sobre essa divulgação que foi anunciada para imprensa e não para as autoridades de saúde do Amazonas e do país”.

O Amazonas, até este domingo, não tinha casos confirmados das novas variantes do coronavírus. No sábado, o estado chegou a 212.996 casos da Covid-19 e 5.669 mortes pela doença. Os números vêm subindo nas últimas semanas: a capital Manaus registrou 130 enterros apenas no sábado, um dos mais altos desde o começo da pandemia.

No Japão, a chegada das novas variantes em dezembro fez o governo proibir a entrada de todos os estrangeiros e declarar estado de emergência, inclusive na capital Tóquio, a menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos. O país vive um novo aceleramento de casos e mortes por coronavírus, e o número de diagnósticos diários da Covid-19 vem atingindo neste mês os patamares mais altos desde o início da pandemia.

Você pode ler também!

FEAPAES-SP realiza solenidade virtual para apresentar nova diretoria

Aconteceu na última sexta-feira, 22 de janeiro, no formato online, a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação

Read More...

PAT de Araras divulga diversas vagas de trabalho para o dia 25/01/2021

5621496 AUXILIAR DE LIMPEZA 5621309 AUXILIAR DE PRODUÇÃO 5621434 CASEIRO (CASAL) 5621389 ELETRICISTA INSTALADOR 5621356 VENDEDOR INTERNO 5619048 AUXILIAR DE ESTOQUE 5619694 ELETRICISTA INSTALADOR 5619815 FUNILEIRO 5617367

Read More...

Bolsonaro diz que China liberou exportação de insumos para fabricação da CoronaVac no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) que a Embaixada da China no Brasil informou que estão liberados

Read More...

Mobile Sliding Menu