Pedidos de IPTU são prorrogados até o dia 30 de junho

Categorias Prefeitura de Araras em

Os pedidos de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Araras foram prorrogados até dia 30 de junho. Anteriormente, o prazo final para a formalização dos pedidos se extinguia nesta sexta-feira (26).

Em virtude da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), o atendimento para isenção do imposto permanece suspenso, conforme o Decreto Municipal nº 6. 839, de 5 de março de 2021 – Artigo 13.

A prorrogação da taxa de isenção foi um pedido do prefeito Pedrinho Eliseu à Câmara Municipal, por meio de um Projeto de Lei protocolado no último mês de fevereiro, em virtude da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2).

“Com a extensão do prazo de isenção, o pessoal que se enquadra no benefício ganhou mais tempo realizar o pedido. Com relação aos IPTUs normais, que não se enquadram nas isenções, os prazos permanecem os mesmos e sem prorrogação dos pagamentos, sem alterações”, explicou o secretário da Fazenda, Wilson Freitas Rabelo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-3025 (Secretaria da Fazenda).

 

Quem tem direito à isenção?

 

Adoção – Os imóveis utilizados como residência e de propriedade da família que adotar crianças ou adolescentes abandonados ou órfãos até 18 anos de idade ou que tenha obtido a guarda judicial.

 

Aposentados – Os imóveis edificados pertencentes a aposentados, idosos, pensionistas e beneficiários do amparo social ao idoso, com rendimento mensal de até dois salários mínimos, de uso exclusivamente residencial e proprietário de um único imóvel, não se aplicando a isenção se o imóvel for objeto de usufruto.

 

Imóvel de até 70m² – Os imóveis com área edificada de até 70m², utilizando exclusivamente para moradia e possuidor de um único imóvel registrado no cadastro imobiliário até dezembro de 2000.

 

Deficientes – Imóvel edificado pertencente a deficiente com rendimento mensal de até dois salários mínimos, de uso exclusivamente residencial do proprietário, sendo este seu único imóvel, não se aplicando a isenção se o imóvel for objeto de usufruto. É necessária a comprovação de recebimento do (BPC/LOAS) Beneficiário da Prestação Continuada ou aposentadoria por invalidez.

 

IPTU Sustentável – No IPTU Sustentável, o cidadão tem até o mês de maio para requerer o benefício para o ano seguinte, o que significa desconto de até 8% para quem possui itens de sustentabilidade em casa – árvores na calçada, equipamento para reuso de água de chuva, solo permeável e sistema de aquecimento solar.

 

Empresas e entidades – Empresas industriais, prestadoras de serviço, associações, entidades de classe, promoção social, entidades religiosas de qualquer culto, entre outras.

Você pode ler também!

Confira a Previsão do Tempo para o feriado de Tiradentes (21/04)

Quarta-feira (21/04) a Sexta-feira (23/04) O Tempo se mantém com predomínio de sol e poucas nuvens no interior do estado

Read More...

PAT de Araras divulga diversas vagas de trabalho para o dia 20/04/2021

5703598 AUXILIAR DE ELETRICISTA DE AUTOS 5703778 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 5702924 ESTAGIÁRIO 5703660 JARDINEIRO 5702897 MOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE 5703590 OPERADOR DE MÁQUINAS

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu volta de viagem à Capital com recursos garantidos para investimentos em Araras

O prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, participou nesta terça-feira (20), de reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo,

Read More...

Mobile Sliding Menu