Prefeitura apresenta relatório sobre a pandemia em Araras

Categorias Saúde em

A Prefeitura de Araras realizou, na tarde desta segunda-feira (19), coletiva de imprensa sobre os dados da Covid-19 na cidade.

Durante a reunião, realizada de maneira online via aplicativo Zoom, o prefeito da cidade, Pedrinho Eliseu e o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, apresentaram relatórios com informações referentes aos casos diários, óbitos por mês, óbitos por idade, positivos por idade, e sobre as relações entre casos positivos – internações – óbitos e casos positivos – internações – isolamento.

“Os últimos meses não têm sido fáceis e exigiram um trabalho intenso para que conseguíssemos oferecer atendimento a todos os pacientes. Aumentamos nossa estrutura, reorganizamos e por isso não precisamos transferir nenhum paciente, o que aconteceu em outras cidades da nossa região. A ideia dessa coletiva é falar sobre os resultados e também mostrar que a união de todos tem que continuar”, explicou o prefeito, Pedrinho Eliseu.

Além de apresentar dados relacionados à pandemia, o secretário da saúde, Agnaldo Piscopo também explicou os detalhes pertinentes à organização e reorganização hospitalar, detalhando as medidas adotadas dentro da rede pública de saúde.

“Conseguimos ampliar os leitos UTI Covid de cinco para 25, ampliamos os leitos de enfermaria Covid, que passaram de 10 para 22, com custeio próprio e bancamos também cinco leitos Covid com respirador. Lançamos o Telecovid, PsicoCovid, a URC Enfermaria de Campanha, um Centro de Testagem, ampliamos a realização dos testes SWAB e por fim, aumentamos e fortalecemos toda a estrutura de fiscalização na cidade, tanto com relação à população, mas também quando pensamos nos pacientes em fase de transmissão da doeça”, explicou o secretário.

Atualmente, a Santa Casa de Misericórida tem 30 leitos, sendo cinco de suporte ventilatório e 25 de UTI. Nesta segunda-feira, 22 pacientes estão internados no local, sendo 18 deles entubados, o que equivale a uma ocupação de 73% na Santa Casa. A Unimed Anhanguera tem 65% de ocupação de seus leitos na UTI e 55% na enfermaria.

 

Casos diários

De acordo com relatório apresentado pela Secretaria da Saúde, o maior número de casos diários confirmados, em 2021, foi registrado no dia 10 de março, com 210 pacientes positivados. Nos últimos dias, uma queda de confirmações foi registrada na cidade.

“Tivemos uma explosão de casos há algumas semanas e entendemos que se nada fosse feito, iríamos colapsar. Nesse momento, tomamos a decisão de adiantar os feriados, o que surtiu resultados positivos nos dados que apresentamos hoje”, ressaltou Piscopo.

Semana epidemiológica

Os anos de 2020 e 2021 foram divididos em semanas epidemiológicas, onde são detalhados os números de casos ativos da Covid-19. Em 2020, a semana com maior número de casos ativos foi a 38ª, com 463 casos ativos. Em 2021, até o momento, a semana com maior número de casos ativos foi a 10ª, com 702 casos ativos.

“Temos uma redução de 64% no número de pacientes positivos em casa, de 793 para 286. Apesar de ser um número alto, ele nos deixa com a capacidade de atender os pacientes, dentro das margens estatísticas esperadas”, explicou Agnaldo.

Óbitos por mês

Seguindo a mesma tendência de confirmações, o maior número de óbitos em decorrência da Covid-19 foi registrado em março, com 71 mortes confirmadas por complicações relacionadas ao novo coronavírus.

Óbitos por idade

Até o dia 16 de abril, Araras contabilizou 265 óbitos pela Covid-19, sendo que a faixa etária com maior número de óbitos engloba pessoas com idades entre 70 a 79 anos, com 74 mortes confirmadas. Em segundo lugar, a faixa etária com pessoas de 60 a 69 anos tem 71 óbitos confirmados.

Casos positivos – internações – óbitos

O gráfico analisa os dados relacionados ao número de pacientes positivados, internações e óbitos.

Em março de 2021, quando 2.768 pacientes testaram positivo para o novo coronavírus, Araras registrou 345 internações e 75 óbitos. Esses números foram os maiores registrados desde o início da pandemia.

Você pode ler também!

FHO tem vagas para transferência universitária com bolsa de estudos de 50%

As inscrições para o Programa de Transferência seguem até 31 de agosto. A FHO|Fundação Hermínio Ometto, de Araras (SP), tem

Read More...

Projetos de construção e reforma civil serão protocolados exclusivamente em plataforma digital a partir de 1° de setembro

A partir do dia 1° de setembro, a Prefeitura de Araras realizará o licenciamento de obras e reformas de

Read More...

Em virtude de reforma no prédio da Secretaria de Assistência Social, atendimento à população é direcionado aos Cras

Prédio da Secretaria de Assistência Social, localizado na Rua Treze de Maio, 175, centro, está passando por reformas. Nesse

Read More...

Mobile Sliding Menu