3ª Campanha de doação de sangue do ano é neste sábado

Categoria Saúde Publicado em

A 3ª Campanha de doação de sangue de 2021 acontece neste sábado (5 de junho). A coleta será realizada na Ete Prof. Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, Jardim Cândida, das 9h às 12h.

De acordo com Secretaria Municipal da Saúde, no local, será permitido apenas o ingresso do doador, após aferimento da temperatura corporal e a realização de todos os protocolos sanitários, devido à pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2). É obrigatório o uso de máscara de proteção. Como de costume na Campanha, serão atendidos 200 voluntários.

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. Os estoques dos bancos de sangue estão extremamente baixos e nesse momento de combate a pandemia quem precisa, não pode esperar. Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas”, comentou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.

 

Triagem, coleta e distribuição

O Hemocentro de Campinas é responsável pela triagem dos candidatos, coleta e distribuição das bolsas, seguindo as normas do Ministério da Saúde. A triagem é realizada por meio de entrevista que tem como objetivo caracterizar riscos para o receptor e verificar contraindicações as doações.

Os interessados devem verificar os requisitos básicos para doação e os impedimentos temporários. Se não houver impedimento, basta descansar bem na noite anterior à doação e comparecer no local indicado, com documento de identidade com foto.

As duas primeiras campanhas do ano aconteceram nos meses de fevereiro e abril. Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

 

Requisitos básicos para doação

– estar em boas condições de saúde;

– ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

– pesar no mínimo 50kg;

– estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

*Vacinados com a CoronaVac – aguardar 48 horas para doar

*Vacinados com a Oxford – aguardar sete dias para doar

*Vacinados contra a Influenza (gripe) – 48 horas

*Levar comprovante de vacinação

 

Impedimentos temporários

– resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas;

– gravidez;

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

– amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

– ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

– tatuagem nos últimos 12 meses;

– situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

 

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu