Saúde amplia número de leitos destinados à pacientes com Covid-19

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria da Saúde está aumentando o número de vagas para atendimento de pacientes com Covid-19, com a abertura de nove leitos de enfermaria na Unidade de Retaguarda Covid (URC).

Instalada no CAEM (Centro de Atendimento em Especialidades Médicas) Nelson Salomé, a unidade de campanha será responsável por pacientes de baixa e média complexidade. O objetivo da URC é desocupar os leitos da Santa Casa de Misericórdia de Araras, que irá priorizar casos mais graves da doença.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras conta, atualmente, com 13 leitos de enfermaria e 15 leitos de UTI custeados pelo SUS, além de cinco leitos com suporte ventilatório custeados com recursos próprios.

“Estamos reativando nove leitos na URC, inicialmente custeados com recursos próprios, porém estamos solicitando apoio do Estado que já sinalizou de forma positiva que irá nos ajudar”, explicou a chefe de Departamento Administrativo e Contábil, Evandra Cristina Fernandes Zangirolami.

A Santa Casa de Araras continua sendo o hospital de referência para atendimento de pacientes com Covid-19, além de casos graves encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Unidade de Resgate ou transferidos pela UPA.

Já os pacientes com as demais queixas, como cólica renal, diarreia e outros sintomas considerados inicialmente de baixa complexidade devem procurar pela UPA 24 horas.

 

Aumento dos casos de Covid-19

A Prefeitura de Araras registrou aumento significativo nas confirmações por Covid-19, principalmente na segunda quinzena do mês de maio. O crescimento no número dos casos tem relação direta com o desrespeito às medidas sanitárias, com aumento de registros de aglomerações e uso incorreto e/ou não uso da máscara e álcool em gel.

Em maio, 1099 casos positivos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram registrados em Araras. Nos 15 primeiros dias do mês, 462 pacientes foram positivados para a Covid-19. Ou seja, a média diária de confirmações foi de 30 novos casos por dia. A partir da segunda quinzena, entre os dias 16 e 31 do mesmo mês, 637 ararenses testaram positivo para a doença, com uma média diária de confirmações de 39 pacientes por dia.

O crescimento no número de pacientes positivados também pode ser observado na procura pelas tendas da Santa Casa de Misericórdia e da Upa 24h. Em maio, 2.596 pessoas passaram pelos dois locais. O número é 25% maior do que o registrado em abril, quando 2.062 pacientes passaram pelas tendas.

Apesar do aumento nas confirmações, os óbitos registrados em decorrência do novo coronavírus registraram diminuição de quase 65% quando comparados ao mês de abril e de 73% em comparação ao mês de março, pior mês da pandemia na cidade. Em maio, 20 mortes foram registradas em Araras por complicações da Covid-19. Em abril, foram 57 e em março, 75.

Durante todos esses meses, a Prefeitura de Araras continua oferecendo suporte aos munícipes, por meio da Umpar (Unidade de Monitoramento de Pacientes de Alto Risco), local voltado para o atendimento de pacientes com alto risco de complicações em decorrência da doença, como portadores de comorbidades e também por meio do TeleCovid, com atendimento através de mensagens de Whatsapp sobre dúvidas sobre a COVID-19 e demais informações a respeito da pandemia no município.

Na Umpar, 540 pacientes foram atendidos nos últimos três meses, sendo que 353 já receberam alta e 118 continuam sendo acompanhados com retorno agendado. Além isso, no período, 4.940 munícipes receberam recomendações e outras informações referentes ao vírus e à pandemia por meio do TeleCovid.

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu