Prefeitura de Araras anuncia retorno às aulas presenciais no dia 16 de agosto

Categoria Educação Publicado em

A Prefeitura de Araras definiu o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino no dia 16 de agosto.

A data foi divulgada em transmissão ao vivo realizada pelo prefeito, Pedrinho Eliseu, a vice-prefeita, Anete Monteiro dos Santos Casagrande e a secretária da Educação, Heleine Villas Bôas Francisco, na página do Facebook PrefeituraAraras, na manhã desta sexta-feira (30). (Confira o vídeo completo aqui).

O retorno das aulas de maneira presencial acontecerá em sistema híbrido, presencial e não presencial. Além disso, será gradativo e fracionado na situação de rodízio de alunos e funcionários. Os pais ou responsáveis pelos alunos receberão, na próxima semana, link com questionário sobre a intenção de encaminhar as crianças às unidades e cartilha explicativa sobre medidas sanitárias que serão adotadas.

Neste primeiro momento, creches retomarão suas atividades com 35% de capacidade. Já as outras escolas, Ensino   Fundamental I, II e EJA (Educação de Jovens e Adultos) terão a ocupação máxima de 50%. Não serão ofertadas turmas em período integral. As regras e a data foram definidas em reunião realizada com representantes da Saúde, visando oferecer segurança a todos os envolvidos.

“Não retomaremos as turmas em período integral, pois nesse modelo ainda não conseguiríamos oferecer a segurança necessária às crianças. Ressaltamos que em todas as unidades escolares será obrigatório o uso de máscara, assim como a adoção de outras medidas sanitárias. Além disso, cada equipe gestora terá autonomia para decidir e definir as particularidades e necessidades de cada unidade”, explicou a secretária da Educação, Heleine Villas Bôas Francisco.

As escolas já receberam, nos últimos dias, os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), que serão entregues aos gestores, professores e alunos.

“É importante dizer que o retorno será opcional. Crianças com comorbidades, assim como funcionários serão tratados de maneira diferenciada. Ainda assim, ressalto que estamos adotando todas as medidas de segurança, como compra de EPI’s necessários, para oferecer a maior segurança possível. É uma decisão muito séria e tomada com extrema segurança”, explicou o prefeito, Pedrinho Eliseu.

Os pais que optarem por não encaminhar os filhos às escolas terão que assumir compromisso formal com a Secretaria de Educação, a fim de garantir que as atividades propostas sejam desenvolvidas adequadamente, conforme recomendação do corpo docente.

“Pais, a decisão é de cada um, mas se puder, peço que deixem seus filhos retornarem às atividades escolares, tão importantes para o desenvolvimento e amadurecimento das nossas crianças. Nada substitui a presença física na escola, junto com os educadores, toda a estrutura e a convivência social que isso implica”, ressaltou Pedrinho.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu