Saúde realiza testagem para Covid-19 na Praça Barão

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria de Saúde realiza testagem para Covid-19 na Praça Barão de Araras, na próxima quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30), das 10h às 16h. A ação será direcionada para pessoas de seis a 26 anos que ainda não receberam nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 e nunca testaram positivo para a doença.

Para o levantamento epidemiológico, a equipe realizará o teste rápido, por meio de exame semelhante ao teste de glicemia, onde uma gotinha de sangue é extraída da ponta do dedo do paciente por punção.

O resultado sai em aproximadamente de 15 minutos e detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente, que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o coronavírus. Para ser testado é necessário apresentar documento de identificação com foto.

“Os testes rápidos possuem um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção. Eles podem também determinar a proporção da população que foi infectada, ajudando a identificar quais regiões estão com alta taxa de infecção e a partir da análise desses dados desenvolvermos estratégias para o controle e prevenção da Covid-19”, explicou a enfermeira do Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES) da Secretaria de Saúde, Erika Freitas.

Como funciona o teste?

A pasta realiza a aplicação de testes rápidos, que têm o objetivo de identificar a presença de anticorpos no sangue dos pacientes, que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o novo coronavírus. A testagem visa um levantamento epidemiológico da doença.

As positivações para IgM e IgG estão relacionadas ao momento em que os anticorpos são produzidos. Anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.

Já os anticorpos IgG são produzidos posteriormente. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo. Quando o teste apresenta resultado negativo, significa que o paciente ainda não teve contato com o SARS-CoV-2.

“A aplicação dos testes rápidos não visa somente a busca de pacientes em fase ativa da doença, ou seja, em fase de transmissão, mas também a realização de um levantamento epidemiológico,  rastreando pessoas que tiveram a doença e não apresentaram sintomas, por exemplo, permitindo  a análise do comportamento do vírus  ao longo do tempo, nos oferecendo dados para planejar, executar e avaliar as ações de saúde em diferentes regiões e grupos etários”, ressaltou Erika.

Você também pode ler:

Semana do Município: inauguração da Clínica Pública Veterinária acontece na quarta-feira (27)

A Clínica Pública Veterinária será inaugurada na próxima quarta-feira (27), às 9h, como parte das comemorações pelos 153 anos

Ler mais...

Semana do Município: Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça (26)

Em prol dos agricultores locais, a Feira do Agricultor da Região Norte começa nesta terça-feira (26). Com shows ao

Ler mais...

Semana do Município: Inaugurações no fim de semana marcam início das comemorações

Dando início às comemorações da Semana do Município, a Prefeitura realizou três inaugurações no último fim de semana. No

Ler mais...

Mobile Sliding Menu