Parceria entre Secretarias viabiliza a implantação do Projeto Escola Sustentável

Categorias Prefeitura de Araras em

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação idealizaram o Projeto Escola Sustentável que tem como principais objetivos a capacitação de servidores para reciclagem dos resíduos orgânicos gerados nas instituições pelo processo de compostagem e implantação de horta orgânica.

A primeira etapa consistiu na apresentação do projeto e capacitação dos servidores de oito unidades escolares: Emef Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini; Emeief Ivan Inácio de OIiveira Zurita; Emef Prof. Júlio Ridolfo, Emef Antonia Marques Dahmen, Emef Joel Job Fachini, Emef Leonaldo Zornoff, Emei Prof. Luciana Daltro e Emef Thereza Colette Ometto. A ideia é que cada escola faça adaptações do projeto inicial de acordo com a realidade de sua unidade.

De acordo com o Manual para Gestão de Resíduos Orgânicos nas Escolas, realizado pela ONU e pela ISWA (International Solid Waste Association), mais de 62% dos resíduos gerados nas escolas paulistanas é composto por resíduos orgânicos, enquanto 20% são rejeitos, 15% são papéis, 2% correspondem a plásticos e 1% a vidros. É estimada uma produção de resíduos orgânicos de 134 g/por pessoa/dia nas escolas, que envolve os alunos e servidores.

Os resíduos orgânicos das escolas são prioritariamente gerados pelo preparo de alimentos e também das sobras das refeições e da manutenção das áreas verdes, jardins e hortas.

Em Araras, se considerarmos o total de alunos e servidores das escolas, com a mesma proporção em massa da geração de resíduos orgânicos que as escolas paulistanas produzem, são originadas aproximadamente duas toneladas de resíduos orgânicos por dia.

Você pode ler também!

Prefeitura de araras cria mais um canal para aproximar a administração de você, cidadão ararense

O principal objetivo é facilitar o acesso de você ararense aos diversos serviços e ações da Prefeitura Municipal, com

Read More...

Postos de Saúde oferecem testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Os Postos de Saúde do município estão realizando testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV,

Read More...

Gabi Eliseu entrega Estabilizador Adaptado para adequação postural para o pequeno Rafael Pavan Sacramento de sete anos

O aparelho possibilita que o deficiente fique em posição ereta, melhorando suas funções corporais ligadas à respiração, aos músculos

Read More...

Mobile Sliding Menu