“Novembro Azul”: Secretaria da Saúde informa sobre os principais sintomas do Câncer de Próstata

Categorias Saúde em

Ressaltando a importância do “Novembro Azul” (mês mundial de combate ao Câncer de Próstata), a Secretaria Municipal da Saúde informa a população sobre os principais sintomas da doença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), casos da doença descobertos precocemente têm 90% de cura. O câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.

Entre os principais sintomas estão: dor óssea, dor ao ejacular, dor ao urinar, dor nos testículos, sangramento pela uretra, dificuldade de começar a urinar, vontade de urinar com frequência, dificuldade de conseguir manter a ereção, dificuldade de interromper o ato de urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, sensação de dor na pélvis (abaixo dos testículos), sensação de não ter esvaziado a bexiga, após urinar, entre outros.

“Homens que apresentarem os sintomas relacionados ao câncer de próstata devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Na ocasião, o individuo irá preencher um questionário e será avaliado por um enfermeiro (a) responsável, caso se enquadre como suspeito de câncer de próstata será agendada uma consulta com um médico clínico. Ausência de sintomas não é garantia de que não há problemas. Por isso, converse com o seu urologista e cuide de sua saúde”, comentou Erika Kelly Alves de Freitas, enfermeira do NAES (Núcleo de Apoio em Educação e Saúde).

Dados do INCA apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Ramal 213).

Você pode ler também!

Portal Notícias de Araras instala “Live Cam” em Araras

O Portal Notícias de Araras instalou uma "Live Cam" Câmera ao vivo na cidade de Araras. A câmera fica

Read More...

Conselho Deliberativo do Fuss é empossado

Na manhã desta sexta-feira (26), o Conselho Deliberativo do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras tomou posse. Formado

Read More...

Tratamento de Esgoto em Araras têm eficácia maior que 70%

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), informou nesta sexta-feira (26), que a capacidade de

Read More...

Mobile Sliding Menu