Saema alerta sobre as consequências do descarte irregular na rede de esgoto

Categorias Prefeitura de Araras em

Os resíduos retirados das galerias e que muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento, causam diversos prejuízos operacionais ao longo de todo o processo. Por isso, o Saema alerta que as redes coletoras não são dimensionadas para receberem lixo e o uso correto do sistema de esgotamento sanitário merece atenção.

Papel, pó de café, cotonetes, absorventes, estopas, resto de comida e outros resíduos, quando lançados por pias, ralos ou vasos sanitários, podem romper a tubulação, provocando extravasamentos de esgoto nas ruas ou residências, além de aumentar o risco de enchentes e poluição de rios.

Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.

“É preciso que cada pessoa entenda a própria responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, essa é uma questão de saúde pública, que impacta na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, pontuou o Presidente do Saema, Alexandre Castagna.

Você pode ler também!

Ministério da Saúde e Governo Estadual alteram protocolos de afastamento para infectados por Covid ou síndrome gripal

De acordo com estudos realizados pelo Ministério da Saúde e do Governo Estadual, os protocolos de afastamentos para infectados

Read More...

Saema lança Refis para pagamento de contas atrasadas

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) lançou o Programa de Incentivo ao Pagamento de

Read More...

Araras notifica autoridades a respeito de morte de idoso

A Secretaria Municipal da Saúde de Araras notificou o Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria do Estado de São

Read More...

Mobile Sliding Menu