Servidores do Meio Ambiente e Agricultura são capacitados em Arborização Urbana

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura foram capacitados na temática de Arborização Urbana. O curso de Introdução à Sistemática Vegetal foi promovido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/Campus Araras, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemática Vegetal (GEPSV). A coordenação foi da Profª Drª Renata Sebastiani.

O curso foi dividido em conteúdos teóricos e práticos, com abordagem sobre a classificação das angiospermas, definição de herbário, chaves de identificação com base na flora do município de Araras, prática de coleta, registro, herborização (consiste em coletar plantas vivas e secá-las nas devidas condições para que conservem da melhor maneira possível seus órgãos, para o estudo de botânica) de material botânico e elaboração de exsicata (amostra de planta ou alga que é prensada e em seguida seca numa estufa, com temperatura acima apropriada para o material, que posteriormente são fixadas em uma cartolina de tamanho padrão (A3) acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal, coletor, identificador do material, data de coleta e local, para fins de estudos nas áreas de botânica. Exsicatas geralmente são guardadas em herbários, de modo a serem conservadas por anos).

O levantamento da biodiversidade botânica em âmbito municipal permite destacar a ocorrência de espécies vegetais protegidas ou ameaçadas de extinção, bem como caracterizar o estado de regeneração da cobertura vegetal.  Neste sentido, a formação de profissionais habilitados permite uma melhor atuação frente à demanda de arborização urbana do município.

“Cabe ressaltar a importância da parceria entre a Prefeitura de Araras e a UFSCar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que desenvolvem projetos de restauração vegetal, recuperação de nascentes e implantação de sistemas agroflorestais nos assentamentos rurais do município, entre outras iniciativas. Esta parceria representa a articulação entre o conhecimento científico advindo das atividades de ensino, pesquisa e extensão com a demanda e preocupação do poder público em promover a recuperação e proteção ambiental em nossa cidade”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura).

 

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu