Dando continuidade ao combate a dengue em Araras, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio de Setor de Controle de Endemias, realizou a operação de nebulização na região. Nesta segunda-feira (21), o controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti aconteceram nos bairros José Ometto II e III, com duas equipes.
“A nebulização é realizada após a busca ativa, quando os agentes orientam a população sobre medidas de prevenção contra doença e combate aos focos de criadouros de mosquitos e também, quando um setor fica positivado”, comentou Alessandra Carvalho Teles, supervisora do Setor de Endemias.
De acordo com os técnicos, há dois fatos que atrapalham o andamento das atividades de nebulização: residências fechadas e o não atendimento dos agentes por parte da população. “Infelizmente, ainda encontramos muitas pessoas que não abrem a porta para nós ou não estão em casa na hora da visita. Durante a busca ativa, nós avisamos os moradores os dias de nebulização, porém, ainda encontramos alguns problemas”, completou a supervisora.
71 casos de dengue até o momento
O Setor de Endemias informa que até o momento, 71 casos positivos foram confirmados em Araras. Do total, 69 são autóctones (contraídos no município) e dois são importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outros 53 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 26 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.
Segundo a última planilha divulgada nesta segunda (21), do total de casos, 26 foram registrados na região Leste, Oeste (19), Sudeste (8), Norte (7), Nordeste (4), Sudoeste (4), Sul (2), Central (1), Assentamentos (0) e Rural (0).
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2021, foram confirmados na cidade 221 casos de dengue (215 autóctones, seis importados e 391 negativos). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575.