A Los Atômicos, equipe de robótica da escola Sesi Araras, participará da etapa nacional da nova temporada do FIRST LEGO League marcada para os dias 27, 28 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo.
Na etapa regional mais cem equipes formadas por alunos do Sesi-SP participaram da competição que aconteceu de 29 de março a 1º de abril, em formato online. A equipe da Araras se classificou em 2 º lugar na categoria Design do Robô e ficou em 7º lugar na classificação geral “o que possibilitou nossa participação na etapa nacional”, comemora a Orientadora de Educação Digital e técnica da Los Atômicos, Ana Paula Carrocci da Silva. De acordo com ela, o envolvimento dos estudantes foi fundamental para a conquista. “Eles trabalharam em conjunto e isso faz toda a diferença”.
Segundo Ana Paula, a temporada deste ano está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística. “O nosso projeto é o Smart Totem que serve para refrigerar os hortifrutis durante o transporte em carrocerias abertas e caminhões sem refrigeração. Ele funciona através de placas de refrigeração e dissipadores e também contém uma lona térmica para manter o ar gelado adequado à temperatura de cada fruta. O projeto inovou a maneira de transportar os produtos de um lugar para outro, mantendo a refrigeração e evitando o desperdício de alimentos”, explicou.
Sobre o prêmio Design do Robô, a técnica explicou que é um reconhecimento para a equipe que consegue projetar, programar e testar o robô incorporando todas as soluções e aprendizados visando atingir os objetivos determinados.
A Los Atômicos é formada pelos estudantes José Felipe Trevisan Campagna, Marcos Aparecido Lombi Filho, João Pedro dos Santos de Castro, Yasmin Caroline Gomes, Lucca de Faria Vieira
Francisco Di Pietro , Vinícius Backes Rodrigues, Letícia Vernaglia Sanches, Ana Clara Simionatto
Heitor Farias Bello, Gabriela Lastória Cardoso, Heloísa Moreira Franco, Letícia Silva Rampim,
Ana Beatriz de Souza Pinto e Murilo Rodrigues Marciano
FIRST LEGO League
O campeonato desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Batizada de Cargo Connect, a temporada de 2022 desafia jovens a repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e completar missões em que o objetivo final é se divertir.