A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, anunciou a adesão da cidade de Araras ao Programa “Criança Feliz”, do Governo Federal (Ministério da Cidadania). A cerimônia de apresentação aconteceu nesta quinta-feira (31), no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo.
Com o objetivo de desenvolvimento infantil e de fortalecimento dos vínculos das famílias beneficiadas pelo CadÚnico (Cadastro Único para participar de programas sociais federais), o “Criança Feliz” incrementa a política pública da 1ª infância (período do nascimento até os seis anos de idade) e tem como principais pilares as visitas domiciliares e a integração entre os serviços públicos, com destaques para a Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, além da atuação conjunta com o COMDICAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
“Hoje, a nossa Assistência Social ganha contornos muitos mais significativos com a chegada do Programa “Criança Feliz”. Políticas públicas como esta não devem ser interrompidas de um governo para o outro, devem ser perenes. Esperamos, que com essa ação não só crianças sejam beneficiadas, mas sim todo o seu laço familiar”, comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.
Qual é o público-alvo do “Criança Feliz”?
Segundo a cartilha o Programa, “Criança Feliz” beneficia os seguintes públicos-alvos:
– Gestantes e crianças de até 36 meses (3 anos) inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
– Crianças de até 72 meses (6 anos) e suas famílias beneficiárias do BPC (Beneficio de Prestação Continuada);
– Crianças de até 72 meses (6 anos) afastadas do convívio familiar em razão de medidas de proteção;
– Crianças de até 72 meses (6 anos) inseridas no Cadastro Único que perderam ao menos um de seus familiares responsáveis, independentemente da causa morte, devido ao período da pandemia da Covid-19.
“Em Araras, teremos uma equipe própria e capacitada para desenvolver este programa. As visitas às crianças e seus familiares serão realizadas por estagiários de Psicologia. Agora, é colocar a mão na massa e dar andamento as essas atividades tão importantes”, explicou o secretário Municipal de Assistência Social, Romildo Benedito Borelli.
Estiveram presentes também a cerimônia de apresentação Anete Monteiro dos Santos Casagrande (vice-prefeita), Agnaldo Piscopo (secretário da Saúde), Heleine Villas Bôas Francisco (secretária de Educação), Bianca Rodrigues de Oliveira (supervisora técnica da Secretaria de Assistência Social e presidente do COMDICAR), Rodrigo Soares (vereador e presidente da Câmara), Maria do Socorro Paiva de Souza – “Missionária Maria” (vereadora), Manoel Oliveira dos Santos Filho – “Mané da Rádio (vereador), Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (vereadora), Paola Pastrello (coordenadora estadual do Programa “Criança Feliz”) e Maria Aparecida Ribeiro Germek (diretora regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social).
Outras informações sobre a implantação do Programa “Criança Feliz” em Araras podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700 (Secretaria de Assistência Social).