O livro “O retrato de Dorian Gray” do Irlandês Oscar Wilde é a obra escolhida para debate no encontro do Clube do Livro de Araras neste mês de maio, o encontro acontecerá de forma remota pela plataforma Google Meet.
O livro foi um dos mais votados na enquete realizada para a elaboração dos materiais que serão debatidos ao longo do ano.
A discussão será realizada no dia 28 de maio (sábado) às 16h e as inscrições podem ser feitas neste link.
Resumo da obra
Verdadeira obra-prima da literatura mundial, o único romance de Oscar Wilde tornou-se o símbolo do decadentismo e estetismo da época vitoriana. Ele narra a história de um jovem extraordinariamente belo e virtuoso, inebriado por sua beleza, mas atemorizado pela velhice. Retratado em uma pintura por seu amigo Basil Hallward, o jovem Dorian Gray se vê diante de uma paradoxal e terrível realidade: enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade, ele misteriosamente mantém intactas a frescura e a perfeição de seu rosto angelical.
Sobre o autor
Oscar Wilde (1854-1900) nasceu em Dublin, Irlanda. Seu trabalho como escritor resultou em peças, contos, epítetos, poemas, textos jornalísticos e em um romance, “O retrato de Dorian Gray”, publicado em 1890, sua obra mais importante, adaptado para o cinema em diversas ocasiões. Entre alguns de seus trabalhos mais importantes, temos: “Salomé”, “Histórias de fadas”, “Um marido ideal e outras peças” e “O Fantasma de Canterville”.
O Clube do Livro
O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura.
Confira as próximas obras da temporada 2022/2023:
2022
Junho – “O sol é para todos” – Harper Lee
Julho – “A pérola” – John Steinbeck
Agosto – “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis
Setembro – “O Alquimista” – Paulo Coelho
Outubro – “A convidada” – Simone de Beauvoir
Novembro – “A hora dos ruminantes” – José J. Veiga
Dezembro – “A letra escarlate” – Nathaniel Hawthorne
2023
Janeiro – “A filha perdida” – Elena Ferrante
Fevereiro – “A jangada de pedra” – José Saramago
Março – “Amada” – Toni Morrison
Abril – “Floresta é o nome do mundo” – Ursula K.Le Guin
Maio – “O Pintassilgo” – Dona Tartt